Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Ondas gravitacionais: professor do DFI/UFLA falou sobre o tema ao projeto Minas Faz Ciência

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 28 Março 2016 07:57 | Última Atualização: Segunda, 21 Março 2016 13:07
blog-minas-faz-ciencia-ondas-gravitacionaisNa quinta-feira (17/3), o blog do Projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), publicou o texto “É hora de imaginar novas perguntas para o universo”, que teve como entrevistado o professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) José Alberto Casto Nogales Vera. O tema abordado pela jornalista Verônica Soares foi a descoberta das ondas gravitacionais, anunciada em fevereiro de 2016 por um consórcio internacional de cientistas, que trabalha no projeto Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (Ligo). As ondas gravitacionais foram preditas pelo físico Albert Einstein em 1916 e, passados cem anos, puderam ser comprovadas diretamente. Professor Nogales, que se dedicou, no doutorado e pós-doutorado, a temas relacionados à Relatividade Geral de Einstein, falou ao blog sobre fatores que dificultavam a comprovação da existência das ondas gravitacionais, explicou com se deu a descoberta, citou os impactos que ela provoca na ciência, além e ter apresentado diferentes outras reflexões. Clique aqui e leia o texto completo. Trecho extraído do texto: “A importância das ondas gravitacionais seria equivalente à possibilidade de o ser humano ganhar um “sexto sentido”, um novo tipo de visão pela qual poderíamos “enxergar” nosso universo. “Com as ondas eletromagnéticas, temos informações sobre o Universo de 300 mil anos de idade. Já com as ondas gravitacionais, em um futuro próximo, poderemos ter informações do Universo desde os primeiros segundos de sua existência”, exemplifica o professor. Programação ampliada A palestra proferida pelo professor Nogales na UFLA, em 18/2, sobre a descoberta das ondas gravitacionais, atraiu cerca de 400 pessoas. Em 30/3 haverá nova oportunidade para que a comunidade de Lavras saiba mais sobre o tema: o professor estará no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), às 19h, para mais uma apresentação. O evento será gratuito. O local de realização será o auditório Professor Canísio Ignácio Lunkes, localizado à rua Bernardo Crauer, s/nº, Centenário, Lavras (MG).  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção