Ondas gravitacionais: professor do DFI/UFLA falou sobre o tema ao projeto Minas Faz Ciência
Na quinta-feira (17/3), o
blog do Projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (
Fapemig), publicou o texto
“É hora de imaginar novas perguntas para o universo”, que teve como entrevistado o professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) José Alberto Casto Nogales Vera.
O tema abordado pela jornalista Verônica Soares foi a descoberta das ondas gravitacionais, anunciada em fevereiro de 2016 por um consórcio internacional de cientistas, que trabalha no projeto Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (Ligo). As ondas gravitacionais foram preditas pelo físico Albert Einstein em 1916 e, passados cem anos, puderam ser comprovadas diretamente.
Professor Nogales, que se dedicou, no doutorado e pós-doutorado, a temas relacionados à Relatividade Geral de Einstein, falou ao blog sobre fatores que dificultavam a comprovação da existência das ondas gravitacionais, explicou com se deu a descoberta, citou os impactos que ela provoca na ciência, além e ter apresentado diferentes outras reflexões.
Clique aqui e leia o texto completo.
Trecho extraído do texto:
“A importância das ondas gravitacionais seria equivalente à possibilidade de o ser humano ganhar um “sexto sentido”, um novo tipo de visão pela qual poderíamos “enxergar” nosso universo. “Com as ondas eletromagnéticas, temos informações sobre o Universo de 300 mil anos de idade. Já com as ondas gravitacionais, em um futuro próximo, poderemos ter informações do Universo desde os primeiros segundos de sua existência”, exemplifica o professor.
Programação ampliada
A palestra proferida pelo professor Nogales na UFLA, em 18/2, sobre a descoberta das ondas gravitacionais, atraiu cerca de 400 pessoas. Em 30/3 haverá nova oportunidade para que a comunidade de Lavras saiba mais sobre o tema: o professor estará no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), às 19h, para mais uma apresentação.
O evento será gratuito. O local de realização será o auditório Professor Canísio Ignácio Lunkes, localizado à rua Bernardo Crauer, s/nº, Centenário, Lavras (MG).