Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Programa Brafitec tem prazo de inscrição prorrogado e Capes anuncia alterações no Edital

Publicado: Terça, 05 Abril 2016 14:13 | Última Atualização: Segunda, 28 Março 2016 14:20
BrafitecEm fevereiro de 2016, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou mais uma edição do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec), com oportunidades para os estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação. O prazo para inscrições foi prorrogado até o dia 4 de abril e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou alterações no Edital, com novos requisitos para submissão de propostas. Em nota direcionada aos coordenadores de projeto, a Capes anunciou as alterações - confira aqui o documento na íntegra. A Capes comunicou que para o ano de 2016 não oferecerá o curso de francês antes e/ou concomitante ao período letivo das aulas nas universidades francesas. Por esse motivo, a Capes passará a exigir o nível mínimo de proficiência B1 em língua francesa como um dos requisitos obrigatórios para o aceite do aluno com bolsa no programa Brafitec à França. Isso significa que a ida de todos os alunos será somente a partir de setembro/2016, ficando liberada a ida à França com apenas 20 dias de antecedência, com recursos próprios do bolsista, desde que já recebida a carta de aceite da Capes. Serão aceitos os comprovantes de proficiência da Aliança Francesa ou do Centro de Línguas da IES brasileira do aluno. O nível B1 já deve estar apresentado no teste de proficiência no momento da inscrição do aluno no site da Capes. Inscrições com o nível de proficiência abaixo de B1 serão automaticamente indeferidas. A Capes lembra que o Ministério da Educação (MEC) oferece o IsF (Idioma sem Fronteiras) na língua francesa -http://isf.mec.gov.br/frances/pt-br/. O IsF foi elaborado com o objetivo de auxiliar estudantes universitários brasileiros no aprendizado e aprimoramento do idioma francês, para proporcionar oportunidades de acesso, por intermédio de programas de mobilidade estudantil às universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio da língua francesa, promovendo assim a internacionalização das universidades brasileiras. Para atender tal demanda, suas ações incluem a aplicação de testes de nivelamento, oferta de cursos a distância autoinstrucionais e cursos presenciais ofertados nas universidades credenciadas no Programa IsF. Oportunamente, a data, o link de inscrição para alunos que irão em set/2016 e as cotas de bolsista por projeto serão informados pela Capes. Oportunidade - Na UFLA, o edital foi publicado em uma ação conjunta da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e coordenação do Programa. O programa possibilita a realização de estudos na Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) e no Instituto Politécnico de LaSalle, ambos na França. O Programa Brafitec cobre as despesas de passagens aéreas, bolsa, seguro saúde e auxílio instalação. Confira o Edital de Retificação      

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção