Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

DAAD oferece bolsas de estudos para pós-graduação na Alemanha – inscrições abertas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 13 Abril 2016 15:03 | Última Atualização: Segunda, 11 Abril 2016 11:32
CAPES-daadJá estão abertas as inscrições para as bolsas de estudos de pós-graduação concedidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa na Alemanha. Os interessados em vagas para o doutorado deverão se inscrever até 16 de maio, pelo Portal do DAAD. Modalidades: Doutorado integral – Bolsas têm duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas – segundo as necessidades do projeto e mediante a comprovação de bom rendimento acadêmico – por até 36 meses (Mais informações, clique aqui). Doutorado sanduíche – Bolsas têm duração de até 24 meses conforme acordo entre o orientador brasileiro e o orientador alemão (Mais informações, clique aqui). Minissanduíche – Bolsas têm duração de 7 a 10 meses. (Mais informações, clique aqui). Duplo doutorado – Bolsas têm duração de, no máximo, 18 meses, podendo ser realizada em várias etapas. Necessário apresentar regulamento ou documento expedido tanto pela universidade brasileira quanto pela universidade alemã permitindo a dupla titulação. (Mais informações, clique aqui). O DAAD concede a todos os bolsistas selecionados curso de alemão de até 6 meses, período determinado conforme necessidade de cada projeto, a ser realizado na Alemanha antes do início da implementação da bolsa de doutorado. Requisitos gerais: Rendimento acima da média; Plano de trabalho e Aceitação de um professor alemão Requisitos específicos minissanduíche / doutorado sanduíche/duplo doutorado: Inscrição em um curso de doutorado no Brasil Consentimento do orientador brasileiro Conclusão dos créditos e qualificação antes da viagem Benefícios: Bolsa mensal de 1000 euros, auxílio para cônjuge e curso de língua alemã de até seis meses na Alemanha Outras oportunidades de pós-graduação O DAAD também recebe candidaturas de interessados em realizar pós-graduação em nível de mestrado na Alemanha. São 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável contemplados com bolsas de estudos do DAAD. O pré-requisito básico para uma candidatura ao Programa Epos é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem prazos de inscrição diferenciados (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.
Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.