Nesta sexta (15/4), oficina Festa das Estrelas será realizada em Ribeirão Vermelho

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 18 Abril 2016 13:10 | Última Atualização: Quinta, 14 Abril 2016 13:22
[caption id="attachment_94295" align="alignleft" width="249"]Oficina Festa das Estrelas - maio/2014. Oficina Festa das Estrelas - maio/2014.[/caption]

Na próxima sexta-feira (15/4), a equipe do projeto A Magia da Física e do Universo estará em Ribeirão Vermelho. O objetivo é promover a oficina Festa das Estrelas com o envolvimento dos alunos da Escola Estadual Antônio Novaes.

As atividades ocorrerão a partir das 18h, no Campo do Bangu, e estarão abertas à participação de toda a comunidade. Durante a oficina, haverá observação do céu com telescópios, com foco principal sobre o Berçário das Estrelas na Constelação de Órion e sobre o planeta Júpiter. Os integrantes do projeto também darão orientações aos participantes sobre a região que devem observar para contemplar a chuva de meteoros prevista para o final de abril.

A escola está inscrita na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 (OBA). O agendamento da atividade com a equipe da UFLA é parte das iniciativas que visam à preparação dos alunos para participar do desafio. (Leia também: Projeto da UFLA lança ferramentas virtuais para ajudar estudantes do ensino básico na preparação para a OBA).

Sobre o projeto A Magia da Física e do Universo

Com atividades voltadas para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos, o projeto foi criado em janeiro de 2009, integrando ensino, pesquisa e extensão. Atende a escolas do ensino básico e a toda a comunidade interessada pelos temas relacionados à área de Astronomia. Durante os períodos letivos da Universidade, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA.

O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).