InovaCafé articula parceria com a Cooxupé - maior cooperativa de café do mundo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 20 Abril 2016 08:31 | Última Atualização: Sexta, 15 Abril 2016 07:59
[caption id="attachment_109491" align="aligncenter" width="612"]Comitiva da Cooxupé visita a InovaCafé - rumo a novas parceriais Comitiva da Cooxupé visita a InovaCafé - rumo a novas parcerias.[/caption] Com o objetivo de possibilitar a colaboração entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé), a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) recebeu, nesta quarta-feira (13), uma comitiva da cooperativa composta pelo presidente, Carlos Alberto Paulino da Costa, o gerente de desenvolvimento técnico, Mário Ferraz de Araújo, o coordenador de Gestão da Qualidade e Ambiental, Élcio Ferreira do Nascimento e o engenheiro de produção, Marcelo dos Reis Casagrande. A cooperativa já apresentou uma carta de intenção para desenvolver iniciativas junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café) sediado na InovaCafé e também com a empresa AgroFitness Tecnologia Agrícola – em processo de incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica  (Inbatec/UFLA),  a qual produz e distribui insumos agrícolas desenvolvidos a partir de extratos de vegetais que atuam no combate preventivo a doenças em cultivos comerciais, sem prejuízos ao homem e ao meio ambiente. [caption id="attachment_109492" align="alignleft" width="249"]Durante a reunião, foi apresentado o vídeo institucional da InovaCafé Durante a reunião, foi apresentado o vídeo institucional da InovaCafé[/caption] Após conhecer a estrutura da Agência, a comitiva se reuniu com o diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, com o coordenador do INCT Café, professor Mário Lúcio Vilela de Resende e com o assessor do reitor para assuntos interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, para alinhar a possibilidade de possíveis parcerias. Na ocasião, foi apresentado o vídeo institucional da Inovacafé, lançado na quinta-feira (14/4) em comemoração ao Dia Internacional do Café. A fim de ter mais informações sobre os vários aspectos relacionados ao armazenamento de café e finalizando a programação, a comitiva se reuniu com o tutor do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós-Café) e também professor da UFLA, Flávio Meira Borém, responsável pelo desenvolvimento de pesquisa sobre embalagens e métodos de armazenamento para cafés especiais. A COOPERATIVA Atualmente a Cooxupé possui mais de 12 mil cooperados – 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxílio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos.
Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (ASCOM InovaCafé)