Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professores da UFLA lançam livro sobre Carreira no Esporte Profissional

Publicado: Quarta, 20 Abril 2016 14:12 | Última Atualização: Segunda, 18 Abril 2016 12:06
livro-carreira-esportivaO professor Luiz Henrique Maciel, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA), acaba de lançar o livro intitulado "Construções e transições de carreiras no esporte profissional: Um estudo com ex-atletas de alto rendimento". O trabalho é fruto da tese de Doutorado do professor, desenvolvida sob a orientação da professora Mônica Cappelle (DAE/UFLA), com a colaboração da doutoranda Rafaella Campos (DAE/UFLA). A partir de um forte arcabouço teórico, o autor defende a tese da profissionalização do esporte no que diz respeito ao seu reconhecimento como uma carreira, uma vez que tem grande importância social e financeira. O texto aborda os aspectos relacionados a construção da carreira esportiva, tendo como foco de estudo ex-atletas de alto rendimento que alcançaram o topo das suas carreiras, sendo medalhistas Olímpicos, Mundiais e Continentais nas suas modalidades. A pesquisa consistiu na condução de entrevistas semiestruturadas, a partir das quais se buscou apreender aspectos relacionados a construção da carreira esportiva, desde o primeiro contato com o esporte, bem como da existência de uma carreira após a atuação enquanto atletas profissionais de alto-rendimento, e a sua consequente construção, considerando-se as transições vividas ao longo de todo o processo, incluindo a aposentadoria. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tratando-se de uma abordagem interpretativa. As narrativas foram analisadas a partir de três categorias fixas: A Carreira Esportiva, As Transições na Carreira e A Construção de uma “nova” carreira. No estudo, atribuiu-se grande importância aos técnicos no que diz respeito a orientação e ao planejamento da carreira esportiva e após o esporte. Destaca-se ainda a influência dos familiares, mesmo que nem sempre tenha sido positiva. Luiz Henrique Maciel é coordenador do curso de Educação Física Bacharelado da UFLA. Atua como técnico da equipe de Ginástica Aeróbica desde 1998, tornando-se técnico das seleções brasileiras da categoria a partir de 2003. Desenvolve estudos na área de esporte de alto rendimento, treinamento, psicologia do esporte, prática esportiva, gestão esportiva, consultoria, ginástica escolar, competitiva e de academia. O livro é uma publicação da editora Novas Edições Acadêmicas, vendido na versão eletrônica. Para adquirir o livro clique no link

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.