Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor da UFLA participou de fórum das Comissões de Animais Selvagens do CFMV

Publicado: Quarta, 27 Abril 2016 05:13 | Última Atualização: Quarta, 20 Abril 2016 08:30
Encontro iniciou discussões para fortalecer a atuação profissional na área carlos-eduardo-saadCom representantes dos Conselhos Regionais de 10 estados e Distrito Federal, além de integrantes da Comissão Nacional de Animais Selvagens, o I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Animais Selvagens do Sistema CFMV/CRMV’s foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, em Brasília (DF). Presidente da CNAS, o professor Carlos Eduardo do Prado Saad (DZO) participou do evento e fez uma palestra sobre a atuação do zootecnista na nutrição de animais selvagens. Defendendo a necessidade de aprimorar o papel dos profissionais nessa área, o professor argumentou que “Ainda há pouco conhecimento em relação aos requisitos nutricionais da maioria dos animais silvestres”, considerando a quantidade de espécies existentes. Entre os desafios nas pesquisas sobre animais selvagens, Saad citou o fator de estresse; o reduzido número de espécies para trabalhar ensaios nutricionais; e as mudanças de hábitos alimentares em cativeiro. Durante o encontro, foram compartilhadas as dificuldades relatadas nos diferentes estados e discutidas estratégias de atuação em conjunto. Outras palestras abordaram: o ensino sobre animais selvagens; formação ambiental e cultural do zootecnista; produção comercial de animais silvestres; fiscalização preventiva; medicina da conservação; legislação e responsabilidade técnica. O evento reuniu representantes dos Conselhos Regionais do Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal e Amazonas, além dos integrantes da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A CNAS é formada pelo professor Carlos Eduardo Saad, que preside a Comissão; a médica veterinária Débora Alves Ferreira; o médico veterinário Isaac Albuquerque; o médico veterinário João Luiz Rossi; e a médica veterinária Valéria Natascha Teixeira.
Com informações da Assessoria de Comunicação da CFMV
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.