Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Oficina Festa das Estrelas em Ribeirão Vermelho reuniu cerca de 150 pessoas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 28 Abril 2016 09:06 | Última Atualização: Segunda, 25 Abril 2016 13:33
[caption id="attachment_109633" align="alignleft" width="249"]magia-fisica-ribeirao-vermelho Foto: blog Ribeirão Vermelho On-line.[/caption] A equipe do projeto de extensão A Magia da Física e do Universo promoveu em Ribeirão Vermelho a oficina Festa das Estrelas, envolvendo estudantes e professores da Escola Estadual Antônio Novaes, além de integrantes da comunidade. O evento ocorreu em 15/4 e foi considerado “um sucesso” na avaliação do blog Ribeirão Vermelho On-Line. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes. As atividades ocorreram no Campo do Bangu. Após a exibição de um documentário sobre o planeta Plutão, houve debate conduzido pelos professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenadores do projeto, Karen Luz Burgos Rosso e José Alberto Casto Nogales Vera. A observação do céu com telescópios foi realizada em seguida, contemplando o Berçário de Estrelas na Constelação de Órion, o planeta Júpiter e a Lua. Além de intensificar a divulgação da ciência – que já é uma prática do projeto – a oficina também objetivou garantir auxílio à escola na preparação dos estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 (OBA). Acompanhe: Projeto da UFLA lança ferramentas virtuais para ajudar estudantes do ensino básico na preparação para a OBA 2016. Sobre o projeto A Magia da Física e do Universo Com atividades voltadas para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos, o projeto foi criado em janeiro de 2009, integrando ensino, pesquisa e extensão. Atende a escolas do ensino básico e a toda a comunidade interessada pelos temas relacionados à área de Astronomia. Durante os períodos letivos da Universidade, são promovidas oficinas semanais para divulgação e popularização de informações científicas. “Festa das Estrelas” é o nome da oficina que ocorre aos sábados à noite, no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA. O apoio às atividades é do MHN, dos departamentos de Física (DFI) e de Ciências Exatas (DEX), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG).  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.