Volta às aulas: estudante da UFLA cria aplicativo para auxiliar no controle de faltas
Mais um semestre que se inicia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O novo período letivo, 2016/1, movimenta o câmpus e cerca de 10 mil estudantes de graduação retomam a rotina acadêmica nesta segunda-feira (25/4). Mas, para concluir a grade curricular com sucesso, é necessário um bom planejamento desde o início.
Pensando nisso, o estudante da UFLA Vinícius Borriello, do curso Sistemas de Informação, acaba de lançar uma novidade. Trata-se do aplicativo “
Presente!”, ferramenta gratuita que auxilia os discentes no controle das faltas em cada disciplina matriculada.
[caption id="attachment_109650" align="alignright" width="249"]
Vinícius Borriello: atendimento de uma demanda de forma acessível ao estudante[/caption]
Para se ter ideia, somente no segundo semestre de 2015, das 57554 matrículas em disciplinas no período letivo, 2811 tiveram reprovação por falta, o que significa 4,88%.
Assim, quando o final do semestre se aproxima, os estudantes ficam intrigados para saber quantas faltas estão registradas no Sistema Integrado de Gestão (SIG). "Será que já estourei o limite?", "Aconteceu um imprevisto, será que dá pra faltar mais uma vez?". Após perceber que essa situação é recorrente no ambiente universitário, o estudante resolveu desenvolver o aplicativo.
Com o aplicativo, os próprios usuários cadastram as matérias que estão cursando naquele período e os respectivos dias das aulas; então, eles receberão notificações no celular perguntando se houve frequência na referida aula cadastrada. O aplicativo é 100% gratuito e possui código aberto.
“Tenho consciência de que os estudantes, muitas vezes, sobrevivem com recursos contados. Por isso, acho importante não cobrar pelo download; todos devem ter a oportunidade de usá-lo”, relata Vinícius.
A Pró-Reitoria de Graduação da UFLA ressalta que o aplicativo é apenas uma maneira informal de o estudante monitorar melhor a sua frequência às aulas. Contudo, não é um meio oficial da Universidade, já que o que continua valendo mesmo é o diário do professor e o registro final do SIG.
O aplicativo possui uma interface simples, e é fácil de usar. Para fazer o download, basta acessar este link
Texto: Camila Caetano – jornalista / bolsista UFLA