Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Biblioteca Universitária disponibiliza documento para normalização de TCC, monografia, dissertação e tese

Publicado: Segunda, 09 Mai 2016 12:33 | Última Atualização: Terça, 26 Abril 2016 12:36
biblioteca cópiaEstudantes e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) devem ficar atentos à adoção de um novo instrumento de uniformização referente a normas bibliográficas. O documento intitulado “Manual de normalização e estrutura de trabalhos acadêmicos da UFLA: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), monografias, dissertações e teses” está disponível no site da Biblioteca Universitária, como obra de referência única da instituição. O documento utilizado até então como referência na Universidade foi elaborado em 2010. O documento disponibilizado agora é, portanto, a segunda edição, revisada, atualizada e ampliada. Acesse o documento acessado o link O documento foi elaborado por uma comissão, composta pelos servidores bibliotecários-documentalista Eliana José Bernardes, Fernanda Vasconcelos Amaral, Simone Assis Medeiros e Nivaldo Calixto Ribeiro, além dos professores Joaquim Quinteiro Uchoa (DCC) e Márcio Gilberto Zangerônimo (DMV). O período de transição para a adoção das normas estipuladas no Manual será de 180 dias, a partir da assinatura da Portaria 363, datada em 13 de abril de 2016. O manual visa a auxiliar os estudantes no processo de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, seja dos cursos presenciais ou a distância, em formato impresso ou eletrônico. Objetiva ainda auxiliar os orientadores e professores na tarefa de estabelecer o padrão de apresentação de trabalhos em acordo com normas determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Padronização Embora o manual da UFLA siga as diretivas determinadas pela ABNT, há algumas diferenças que visam a facilitar a elaboração dos trabalhos acadêmicos e a padronização dos documentos da Universidade. Por exemplo, a norma NBR 16 6023 (ABNT, 2002a) estabelece três opções de destaque tipográfico para o título de obras nas referências (negrito, itálico ou sublinhado), mas o manual da UFLA determina que apenas o destaque em negrito seja utilizado. O mesmo ocorre com relação à referência: a norma permite que os nomes dos autores sejam escritos de forma abreviada ou por extenso, mas o manual determina que apenas a forma abreviada deva ser utilizada. Dessa forma, é necessário estar atento quando a ABNT oferece opções para a padronização de determinados elementos, mas o manual regulamenta qual dessas opções pode ser utilizada. Nessas situações prevalecem as determinações constantes no manual de normalização. O manual está dividido em partes independentes que se complementam. O conteúdo inclui informações e conceitos relevantes para melhor compreensão do que são os trabalhos acadêmicos; a estrutura; as regras gerais de apresentação de trabalhos; o formato de artigo e as normas para citações e os vários formatos de apresentação de referências.  O documento traz ainda dois anexos, que contribuem para elaboração de referências e a correta redação das citações.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.