Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Servidores do RU participaram de capacitação sobre Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 29 Abril 2016 07:48 | Última Atualização: Terça, 26 Abril 2016 14:57
curso RU (3)Durante o período de recesso escolar na Universidade Federal de Lavras (UFLA), servidores do Restaurante Universitário (RU) aproveitaram para realizar um Curso de Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar, promovido entre os dias 28 de março e 22 de abril. O curso, oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGDP) por meio do Plano de Capacitação de Servidores, teve duração de 80 horas. No total, participaram 25 servidores do RU, sob a coordenação do servidor Vitor Fernando Terra, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Atuaram como instrutores do curso a professora do Departamento de Nutrição (DNU) Sabrina Carvalho Bastos, a servidora do RU Emília Cristina Mões e o professor do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) Luis Roberto Batista. A manipulação de alimentos e a segurança alimentar foram abordadas desde o planejamento da compra de mercadorias até a distribuição do produto final. A metodologia incluiu aulas expositivas, aulas práticas, atividades em grupo, exercícios de aprendizagem e atividades extraclasses. curso RU (4)Durante o curso, os servidores tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos com relação à seleção e ao armazenamento dos alimentos; organização e controle do estoque; elaboração de cardápios para coletividades; pré-preparo e preparo dos alimentos, e a distribuição das refeições. Além de conceitos básicos relacionados à importância da alimentação na promoção da saúde; ao valor nutricional dos alimentos; ao planejamento alimentar; ao atendimento ao cliente e aos problemas relacionados ao excesso na ingestão de alimentos. curso RU (2)Também houve uma abordagem completa sobre a segurança alimentar, que engloba os perigos de contaminação de alimentos; as doenças transmitidas por alimentos; a implantação de boas práticas; a higiene de alimentos, ambiente e pessoal; o manejo de resíduos, dentre outros aspectos.  
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.