UFLA dá boas-vindas a estudantes estrangeiros

Publicado: Segunda, 02 Mai 2016 05:03 | Última Atualização: Quarta, 27 Abril 2016 13:41
recepcao-calouros-estraneiros-capa A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (DRI/UFLA) realizou nessa segunda-feira (25/4) a recepção oficial dos novos estudantes estrangeiros que chegam à UFLA para o início das atividades. Nesse período (2016/1), a UFLA deverá receber cerca de 30 estudantes de diferentes países, que somados aos estudantes já em curso, serão 70 discentes estrangeiros de graduação e pós-graduação. Em sua terceira edição, o evento já faz parte do calendário da Universidade, no âmbito do Programa de Internacionalização, uma das ações prioritárias da UFLA. A cerimônia, realizada no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria, teve a participação do diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moinho Júnior; pró-reitor adjunto de assuntos Estudantis e Comunitários, Paulo Antônio de Carvalho, além de professores e representantes da DRI. Durante as apresentações, os estudantes receberam informações sobre os serviços disponíveis na instituição, como os relacionados à saúde, alimentação, acesso à biblioteca, segurança, internet, e tantos outros. A mensagem central passada pelos anfitriões foi a de que a UFLA quer que eles se sintam em “casa” e que são muito importantes para o fortalecimento da Universidade. Isso porque, além de incentivar a mobilidade acadêmica dos estudantes da UFLA para instituições de referência, a UFLA quer receber estudantes de todos os continentes, ampliando as relações, a troca de conhecimentos e a diversidade cultural no ambiente universitário. [caption id="attachment_109931" align="alignright" width="249"]Professor Antônio Chalfun: os processos estão sendo facilitados e aprimorados Professor Antônio Chalfun: os processos estão sendo facilitados e aprimorados[/caption] Os estudantes foram informados que existe na UFLA uma comissão especial designada pelo reitor, José Roberto Scolforo, para o acolhimento e acompanhamento dos estudantes estrangeiros. Essa comissão, que pode ser acessada por meio da DRI, é responsável pelo encaminhamento de todas as demandas. De acordo com o professor Antônio Chalfun, os processos estão sendo facilitados e aprimorados para que os estudantes estrangeiros tenham a melhor estadia, a formação mais qualificada e a experiência mais memorável de suas vidas. A cerimônia contou ainda com a apresentação da professora Tânia Regina de Souza Romero, coordenadora do Núcleo de Cultura Internacional e da professora Débora Racy Soares, que leciona a disciplina “Português como Língua Estrangeira”. Brother UFLA brother2Durante as atividades, o público presente também teve a oportunidade de conhecer o Programa Brother UFLA, iniciativa de acolhimento de estudantes e visitantes estrangeiros. O objetivo é integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária e oferecer aos estudantes da UFLA a oportunidade de uma nova experiência internacional sem sair do País. A ideia é que o estudante pratique outros idiomas, faça novas amizades, conheça outras culturas, amplie a rede de contatos para potenciais pesquisas com estudantes de universidades estrangeiras e, especialmente, tenha uma experiência memorável durante sua permanência na UFLA. Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.