Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Comunidade: Interessados em ajudar animais do Parque São Francisco podem participar do “Veterinário Aprendiz”

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 02 Mai 2016 09:11 | Última Atualização: Quarta, 27 Abril 2016 14:58
veterinario-aprendizEm abril de 2015 teve início o projeto de extensão Veterinário Aprendiz, coordenado pela professora Josi Seixas, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DSA/UFLA). Com a iniciativa, a UFLA realiza um trabalho voluntário diário no Parque São Francisco de Assis. Para este semestre, interessados em participar do projeto podem se candidatar até sexta-feira (29/4). É necessário que sejam estudantes de Medicina Veterinária, com disponibilidade para dedicação de 4 horas semanais consecutivas. Os estudantes interessados deverão enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. “O projeto proporciona um excelente campo de atuação em extensão universitária, uma vez que os estudantes tornam-se responsáveis por assistir os cães doentes, dar banhos e tosas, e qualquer outra atividade necessária”, relata a professora. De acordo com Josi, as atividades são de grande valor para a comunidade local, pois proporcionam mão-de-obra mais especializada para os cuidados diários com os animais e transformam os alunos em vigilantes da saúde pública. “Utilizamos ferramentas de apoio a diagnósticos, como citologia, biópsias ou necropsias, sendo possível identificar qual é a causa da doença do animal. Com o diagnóstico correto, otimiza-se o trabalho dos demais médicos veterinários voluntários, minimiza-se os custos destinados a tratamentos incorretos e evita-se que outros animais se contaminem”, comenta Josi. A professora ainda explica que às vezes, os animais do Parque passam por cirurgias até bem complexas, e, por falta de acompanhamento, os resultados não são tão positivos como poderiam ser. Sendo assim, os estudantes podem dar continuidade a esses trabalhos. “É como se os alunos fossem enfermeiros desses animais”, complementa Josi. Outro fator relevante é o aprendizado adquirido pelos estudantes participantes. A partir do primeiro período, eles já podem ter contato direto com os animais, aprendendo o que deve ser feito em cada situação. “Além dos cuidados básicos, como limpar feridas e passar medicamentos, os alunos ainda terão contato diariamente com outros procedimentos, como a castração, além de poderem acompanhar outras cirurgias”, afirma a professora. Parque São Francisco O Parque São Francisco é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, localizada no município de Lavras – MG, que atualmente abriga mais de 400 cães. Os funcionários e voluntários são responsáveis por realizar todas as tarefas necessárias, como cuidados com os animais doentes, alimentação, limpeza e manutenção do canil. Conheça mais sobre o Parque, visite a sua página: http://www.parquefranciscodeassis.com.br/site/
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção