Etapa nacional da maior competição do desporto escolar mundial contará com doze atletas do Cria

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 09 Mai 2016 12:28 | Última Atualização: Sexta, 06 Mai 2016 11:28
[caption id="attachment_112137" align="alignleft" width="249"]CRIA_Vittor Matheus Santos Souza Atleta do Cria, Vittor Matheus Santos Souza.[/caption] A cada quatro anos, ocorre a Gymnasiade, promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e considerada a maior competição do desporto escolar mundial. Neste ano, a seleção nacional será em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 14 de maio, contando com a participação de doze atletas do Centro Regional de Atletismo (Cria), projeto da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal. A seletiva nacional tem como organizadores a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Essa etapa selecionará os representantes brasileiros na competição, em oito modalidades (atletismo, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e xadrez), nos gêneros masculino e feminino. Os esportistas que passarem na etapa nacional ficam classificados para a competição mundial na Turquia, entre 11 e 18 de julho. São meses de preparação e os atletas do Cria comemoram a convocação para a seletiva nacional. O quadro com os selecionados tem em sua maioria os atletas do Cria, jovens entre 15 e 17 anos que fazem a diferença no esporte da Universidade Federal de Lavras (UFLA). [caption id="attachment_112138" align="alignleft" width="249"]Kathelyn Naiara Vieira Norberto em atividade. Kathelyn Naiara Vieira Norberto em atividade.[/caption] O atletismo em Lavras e região tem se consolidado e propiciado um futuro melhor aos jovens. O treinador e professor de Educação Física na UFLA, Fernando de Oliveira, sempre se emociona com os resultados obtidos pelo projeto, que acima de tudo é educativo. “Mesmo com os resultados que estamos tendo no atletismo, a visão educacional no projeto nunca foi perdida”, afirma Fernando.   Relação dos atletas selecionados: Adrene Apostolico Pereira (EE Azarias Ribeiro – Lavras) Alan Delon de Paula Elias (E.E. Cristiano de Souza – Lavras) Eduardo Ribeiro Moreira (E.E.Azarias Ribeiro – Lavras) Vittor Matheus Santos Souza (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras) Witalan Porfirio Silva Jote (E.E. Jaime Ferreira Leite – Itutinga) [caption id="attachment_112136" align="alignright" width="249"]Imagem da atleta Jayni Suellen. Imagem da atleta Jayni Suellen.[/caption] Arielly Silva de Paula (E.E. Dora Matarazzo – Lavras) Julia Oliveira Dutra (E.E. Álvaro Botelho – Lavras) Kathelyn Naiara Vieira Norberto (E.E. Dora Natarazzo – Lavras) Sabrina Moreira Ribeiro (E.E. Cinira de Carvalho – Lavras) Jayni Suellen (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras) Paloma Cardoso Dias (E.E. Azarias Ribeiro – Lavras) Sthefany Cristina da Silva Santos (E.E. Antônio Carlos de Carvalho – Bom Sucesso)
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA