Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professor africano publica livro de contos no âmbito do projeto Vozes da África

Publicado: Quinta, 12 Mai 2016 08:05 | Última Atualização: Terça, 10 Mai 2016 06:49
capa-contos-africanosOs projetos de extensão universitária têm um importante diferencial: eles podem extrapolar os limites acadêmicos e incluir, como resultado, a integração entre povos e países. O projeto de extensão “Vozes da África”, coordenado pelo professor Gilmar Tavares, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um exemplo dessa amplitude. Suas linhas de atuação não se limitam à transferência de novas tecnologias ou ao compartilhamento de informações. Elas vão além, tendo, em sua essência, o intuito de compreender o contexto social e cultural da população atendida, prioritariamente, da República Democrática do Congo, por meio de uma parceria exitosa com a Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL). Desta vez, o projeto ‘Vozes da África’ apresenta um resultado inusitado da parceria entre Brasil (UFLA) e África (ULPGL). O professor congolês Butoa Balingene - um dos 60 participantes do curso de capacitação em Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária, realizado na UFLA entre 2012 e 2013 - relatou durante sua estadia na Universidade que tinha um sonho. Ele queria publicar uma coleção de contos africanos para perpetuar a cultura de sua gente para as futuras gerações.
 Sensibilizado pelo desejo do professor, Gilmar Tavares se comprometeu a avaliar todas as possibilidades no âmbito do projeto. O resultado foi uma incrível reunião de profissionais que também se solidarizaram com o sonho de Butoa Balingene.
“Foi uma construção totalmente voluntária. Desde a tradução, revisão, ilustração, capa e editoração, às pessoas entraram no sonho do autor Butoa Balingene”, comentou o professor Gilmar Tavares. Para o autor, a colaboração brasileira foi fundamental para a publicação dos 17 contos, reunidos junto aos sábios “guardadores da história”. “Com cuidado e abnegação, as pessoas trabalharam voluntariamente, sacrificando gratuitamente parte de seu tempo em benefício desta publicação”, considerou em agradecimento especial.
O livro será lançado oficialmente na cerimônia solene de comemoração dos 50 anos do Departamento de Engenharia (DEG), no dia 12 de maio, e ainda, em alusão às comemorações da Lei Áurea, 13 de maio.
O autor
Butoa Balingene nasceu em Kyumba, República Democrática do Congo, em 1966. Leciona em várias instituições de ensino superior e universidades do país africano, dentre os quais, ULPGL. Está escrevendo uma tese em ‘Literatura e Civilizações da África’, na Universidade Pedagógica Nacional (UPN) de Kinshasa, capital da RD Congo. Tem várias formações complementares, sendo uma delas na UFLA, sobre gestão do meio ambiente. Organizador: Gilmar Tavares Tradução voluntária (francês/português): João Tavares Filho Revisão voluntária de texto: Prof(a). Maria de Carvalho Tavares (D. Meirinha) Ilustrações: Maombi Balume Filho (Mao Filho) Elaboração voluntária da capa do livro: George Artmando da Silva Gomes Arte final da capa: Heider Alvarenga de Jesus Editoração Eletrônica Voluntária: Heider Alvarenga de Jesus, Patrícia Carvalho de Morais e Renata de Lima Rezende Ficha catalográfica elaborada pela Coordenadoria de Processos Técnicos da Biblioteca Universitária da UFLA Balingene, Butoa. Alguns contos africanos / Butoa Balingene. – Lavras : Ed. do autor, 2016. 92 p. : il.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção