Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

DEG comemorou 50 anos de avanços – confira fotos

Publicado: Quinta, 26 Mai 2016 11:32 | Última Atualização: Sexta, 13 Mai 2016 08:04
002Uma noite de comemoração e lembranças: assim foi a celebração dos 50 anos do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), em 12 de maio. Em solenidade no Salão de Convenções, foram homenageados servidores, incluindo ex-chefes de departamento, colaboradores históricos, servidores técnico-administrativos (representados pelo servidor mais antigo) e homenagens póstumas a professores falecidos. Na noite, também foram lançados dois livros. O crescimento do DEG foi lembrado pelo professor Gilmar Tavares, representante da comissão responsável pelas comemorações. “Na minha primeira Assembleia Departamental, havia 12 professores; na mais recente, foram mais de oitenta”, ressaltou. De um departamento instituído com três professores, em 1966, o DEG tornou-se um departamento com 84 docentes, 30 técnicos administrativos e 288 disciplinas cadastradas, que atendem a cerca de 6400 estudantes de 14 cursos de graduação. O chefe do DEG, professor Carlos Eduardo da Silva Volpato, deixou uma mensagem de gratidão aos docentes: “Aprendi muito com vocês, desde que entrei, em 1992. E tenho certeza que podem confiar nesta nova geração de professores que está chegando”, disse. Ele também lembrou a mudança de nome, de Departamento de Engenharia Rural para Departamento de Engenharia, que tornou o DEG mais abrangente. O professor aposentado Paulo Roberto da Silva, um dos homenageados na solenidade, lembrou da Federalização da ESAL: “A história do DEG é ainda mais longa. A data de 23 de dezembro de 1963, da Federalização, me marcou muito e tenho muita gratidão em ter participado dessa história”, afirmou, recordando-se do empenho dos 20 professores que permaneceram dois anos sem receber salários na época, mas se esforçando para fortalecer a Instituição. Também foi homenageado o professor Alysson Paulinelli, ex-diretor da ESAL e ex-ministro da Agricultura. Ele recordou a contribuição da UFLA à agricultura brasileira, especialmente sobre os estudos que levaram à ocupação do cerrado e à maior produtividade, destacando a garra dos esalianos: “Essa Casa foi feita para quem tem ânimo e coragem”, resumiu. [caption id="attachment_112367" align="alignleft" width="249"]Docentes e servidores (atuais e aposentados), junto de homenageados Docentes e servidores (atuais e aposentados), junto de homenageados[/caption] A reitora em exercício, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, lembrou de seu tempo de estudante, quando fez disciplinas ministradas por docentes do DEG: “O comprometimento desses professores e a disciplina que exigiram de seus alunos contribuiu na formação de excelentes profissionais”, afirmou. Representando os técnicos administrativos do Departamento, Fátima Conceição Resende também participou da mesa de abertura.   Homenagens Também foram homenageados os chefes de Departamento, colaboradores e professores falecidos, conforme as tabelas abaixo. Chefes do DEG
Homenageados Período
David de Souza Andrade (falecido) 1/1966 a 2/1973
Ivan Geraldo de Andrade 3/1973 a 6/1973 e 1/1974 a 12/1975
Evandro Menicucci 7/1973 a 12/1973
Hélcio Alves Teixeira 1/1976 a 12/1983 e 1/1988 a 7/1991
Marcelo Adhemar de Andrade Carvalho 1/1984 a 12/1987
Tarley Ferreira de Souza Júnior 8/1991 a 6/1996
Antônio Marciano da Silva 7/1996 a 5/2000
Manoel Alves de Faria 6/2000 a 5/2004
Nilson Salvador 6/2004 a 5/2012
Carlos Eduardo Silva Volpato 7/2012 - atual
  Pela colaboração
Alysson Paulinelli – único da primeira ata
Paulo Roberto da Silva
Antônio Alves de Mesquita – técnico em atuação há mais tempo
Póstumas
Homenageados Responsáveis
Benedito Tibúrcio Barbosa Maria Helena Carvalho Barbosa
Carlos Frederico Hermeto Bueno Cristina Hermeto
David de Souza Andrade Maria José de Oliveira
Giovani José Carvalho Junia Cambraia Carvalho
José Octavio de Souza Teresa Cristina Souza de Oliveira
Luis Artur Alvarenga Villela Ângela Maria de Andrade
Nadir Francisco da Silva Ilma Alexandrina Pereira Silva
Sebastião Pereira Lopes Márcio Canestre
Wilson Ferreira Gomes Carla R. Gomes
  Lançamentos As obras “Alguns Contos Africanos” e “Dilemas de um Planeta (in)Sustentável – Entre a razão e a insanidade” foram lançadas durante a celebração. O professor Gilmar Tavares, organizador do primeiro título, enalteceu o trabalho voluntário envolvido no lançamento – da tradução à edição. O livro consta de uma compilação de contos congoleses, reunidos pelo professor Butoa Balingene (participante do curso de capacitação em Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária, realizado na UFLA em 2012 e 2013, pelo projeto Vozes da África). O professor Cornélio Zampier Teixeira, ex-professor do DEG, apresentou o seu livro “Dilemas de um Planeta (in)Sustentável”, no qual denuncia a exploração exacerbada dos recursos naturais do planeta (sobretudo por meio da mineração e da agricultura). 50 anos de avanços A fundação do Departamento ocorreu em 5 de janeiro de 1966, como Departamento de Engenharia Rural (DER). Sua primeira sede ficava no Câmpus Histórico, no casarão com a inscrição “Lacticínios” (onde atualmente está o escritório regional da Emater-MG). O DER foi o primeiro departamento da ESAL a se mudar para o câmpus novo, no final da década de 1960. O primeiro local de funcionamento foi o prédio atualmente conhecido como prédio das pró-reitorias.  Em 1973, mudou-se para o espaço onde se encontra até os dias atuais. A contribuição dos docentes do DER foi essencial na construção de novos prédios. Em 1975, o DER criou o curso de graduação em Engenharia Agrícola, segundo implantado no Brasil. Foi em 1982 que o DER passou a se chamar Departamento de Engenharia (DEG). A mudança estava relacionada à intenção, já naquela época, de se criar outros cursos de engenharia na ESAL. Outra data marcante foi o ano de 1990, quando foi implantado o curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. Em 2006 foi criado no DEG, em parceria com o DEX, o programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas, em nível de mestrado.  O terceiro programa de pós-graduação ligado ao DEG – Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas – iniciou-se em fevereiro de 2010. Em 2007, foram aprovados dois projetos de criação de novos cursos de graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária e de Automação e Controle. Nos dois casos, o ingresso das primeiras turmas deu-se no segundo semestre de 2009. A essas, seguiram se os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Engenharia Mecânica, iniciados no segundo período letivo de 2014. Comissão Organizadora Os membros da comissão responsável por organizar as comemorações são os professores Gilmar Tavares (presidente), Mirléia Aparecida de Carvalho, Luiz Gonsaga de Carvalho, Maykmiller Carvalho Rodrigues, Priscilla Abreu Pereira Ribeiro e Rodrigo Allan Pereira.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.