Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Rede Mineira de Comunicação Científica realiza II Curso de Comunicação Pública da Ct&I

Publicado: Segunda, 23 Mai 2016 05:52 | Última Atualização: Terça, 17 Mai 2016 12:20
RMDCA Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) realiza, no dia 2 de junho, a II edição do Fala Ciência: Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O curso é destinado a profissionais que trabalham ou se interessam pela divulgação da ciência e da tecnologia, tem 70 vagas e acontece das 8h às 18h, na sede da Fapemig, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições que compõe a Rede, formada a partir da necessidade de fortalecer os esforços relacionados à popularização da ciência no Estado. Com esse objetivo, representantes de universidades, centros de pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) têm se reunido para pensar soluções e alternativas que tornem a ciência um assunto mais próximo da população em geral. A Rede contribui para agregar diferentes competências e pretende subsidiar a mídia de massa e especializada com informações destacadas sobre os avanços da ciência, tecnologia e inovação. Programação 8h: Credenciamento 8h45: Apresentação Institucional – Coordenador da Rede, Presidência FAPEMIG e Representante da Sectes. 9h às 10h15: Módulo I – Tópicos importantes para o divulgador de CT&I cobrir temas relacionados à Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia. Como falar sobre startups, spin off e sobre temas relacionados. Palestrante: Aluir Dias 10h15 às 10h30: Coffee break 10h30 às 11h45: Módulo II – O uso de Ferramentas Digitais na Cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tendências e novas ferramentas usadas em coberturas de canais especializados e pela grande mídia. Palestrante: Lorena Tárcia 11h45 às 13h15: Almoço 13h15 às 14h30: Módulo III – Especificidades na cobertura jornalística de temas relacionados à CT&I. Como os estudos de recepção pública da Ciência ajudam o divulgador a pensar o conteúdo adequado para o seu público. Palestrante: Valéria Raimundo 14h30 às 14h45: Coffee break 14h45 às 16h: Módulo IV – As plataformas digitais como alternativa para dar visibilidade a conteúdos de Ciência, Tecnologia e Inovação. A experiência do Canal Nerdologia e no blog Rainha Vermelha na cobertura científica. Palestrante: Atila Imarino 16h às 17h: Apresentação de Plataformas de referência para o Comunicador Público de CT&I. Apresentação da Nova plataforma do DataViva e do Portal do Simi. Rafael Pessoa (DataViva) Fernando de Lucena (Simi) 17h30: Encerramento e entrega dos certificados
Com informações da Fapemig
   

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.