Química medicinal e suas aplicabilidades foi tema central da III SEMAQui

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 23 Mai 2016 05:42 | Última Atualização: Quarta, 18 Mai 2016 11:24
[caption id="attachment_112510" align="aligncenter" width="612"]Estudantes que participaram da organização do evento, juntamente com o professor Paulo Preté Estudantes que participaram da organização do evento, juntamente com o professor Fernando Ferrari[/caption] A terceira edição da Semana da Química da Universidade Federal de Lavras (SEMAQui/UFLA) contou com sete palestras, uma mesa-redonda e dois minicursos, entre os dias 9 e 14 de maio. O evento, organizado pela Empresa Júnior de Química e Engenharia Química (PQ Júnior – Projetos e Consultoria), teve como tema a “Química medicinal e suas aplicabilidades”. A Semana da Química é um evento acadêmico consagrado em inúmeras universidades brasileiras como, por exemplo, UFRJ, USP, Unifal e Unicamp. As Semanas da Química têm como característica envolver em suas apresentações palestras, minicursos, visitas técnicas, entre outras atividades que estimulem a participação dos alunos e garantam uma nova gama de conhecimentos dentro da Química, o que possibilita uma visão mais ampla e eficaz do graduando acerca de seu curso. [caption id="attachment_112511" align="alignleft" width="249"]Durante a semana foram abordados os mais variados assuntos que envolvem a temática Durante a semana foram abordados os mais variados assuntos que envolvem a temática[/caption] “É importante ressaltar o quanto é necessário que o aluno tenha conhecimento das diversas oportunidades que seu curso oferece. A Química é uma ciência que desempenha um papel marcante na vida da sociedade, pois há uma grande diversidade de setores onde ela é capaz de atuar. Tendo-se em vista tal fator, é essencial que os graduandos em Química conheçam suas diversas ramificações e encontrem o ramo com o qual mais se identificam para que, assim, quando forem profissionais da área, tenham total certeza de suas preferências no mercado de trabalho”, relata a equipe da PQ Júnior. Durante a semana foram abordados os mais variados assuntos na área, como a nanociência na Medicina; as atividades biológicas de óleos essenciais; a descoberta e o desenvolvimento de fármacos; a Química Medicinal Computacional; os avanços na Farmacologia do Canabidiol e seus usos terapêuticos; a toxicologia dos Praguicidas, dentre outras temáticas também de suma importância. O estudante Richard Bispo, do 4º período de Química na UFLA, comentou sobre o evento: “Considero que estas palestras são grandes oportunidades de expandir as minhas áreas de interesse, e o que mais me agradou foi aprender sobre novos assuntos”. PQ Júnior – Projetos e Consultoria [caption id="attachment_112512" align="alignright" width="249"]A Semana de Química contribui para a formação complementar dos estudantes A Semana de Química contribui para a formação complementar dos estudantes[/caption] A empresa júnior está em funcionamento desde novembro de 2008, envolvendo estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química da UFLA. Já participou de diversos projetos em conjunto com o Departamento de Química e segmentos da comunidade acadêmica, contando com a colaboração de diferentes gerações de graduandos e professores. A empresa tem como objetivo prestar serviços de alta qualidade e baixo custo na área Química, como forma de retorno dos investimentos da sociedade na universidade pública. Através disso, busca agregar conhecimento aos membros, garantir satisfação aos clientes e difundir a Química em suas mais diversas formas, com espírito inovador.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Marina Chaves de Oliveira- bolsista Ascom/Proat Fotos Marina Chaves de Oliveira