Homenagens e novas parcerias marcam a solenidade de 30 anos da Fapemig

Publicado: Terça, 24 Mai 2016 14:32 | Última Atualização: Sexta, 20 Mai 2016 08:58
[caption id="attachment_112549" align="alignleft" width="249"]Presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela Presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela[/caption] A solenidade de aniversário de 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nessa quinta-feira (19/5), foi marcada pela emoção, com homenagens e anúncios de novas parcerias. O Auditório Juscelino Kubitchek, na Cidade Administrativa, ficou lotado de pesquisadores, funcionários da Fundação, ex-diretores e pessoas que acreditam no poder que a Ciência tem de mudar a sociedade. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada na cerimônia pelo assessor de Relações Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; pelo Assessor de Inovação e Empreendedorismo e diretor da Inovacafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior e pelo coordenador do INCT Café, professor Mário Lúcio Vilela. A solenidade sinalizou também a abertura do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (Confap). No encontro, foram anunciados cinco termos de cooperação, com diferentes instituições. Também foi firmado termo de parceria entre a Fapemig e a Prodemge, que prevê o aporte de R$10 milhões, com o objetivo de trazer maior efetividade na comunicação do estado com o cidadão, facilitando o acesso aos serviços e soluções para Minas. Com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a Fapemig firmou termo de parceria que prevê a criação da iniciação científica júnior em Minas Gerais, incentivando as escolas mineiras a estimular o espírito de investigação científica ainda dentro do Ensino Médio. Somente este termo prevê o investimento R$ 98 milhões em três anos, com início previsto para agosto de 2016. [caption id="attachment_112550" align="alignright" width="249"]A cerimônia contou com pesquisadores, funcionários da Fundação, ex-diretores e pessoas que acreditam no poder que a Ciência tem de mudar a sociedade A cerimônia contou com pesquisadores, funcionários da Fundação, ex-diretores e pessoas que acreditam no poder que a Ciência tem de mudar a sociedade[/caption] O diálogo Ciência/Sociedade norteou a fala do Presidente da Fapemig, Evaldo Vilela. “Esse é um momento especial para nós e é importante celebrar com tantas pessoas importantes para a história da Fundação. A ciência só faz sentido se ela for percebida pelas pessoas comuns. Os brasileiros precisam perceber que há muitos cientistas de qualidade no Brasil e esse é o nosso papel”, defendeu Vilela. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e destacou a importância da parceria da Sectes com a Fundação. “A Fapemig é uma grande parceira nos esforços de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. É uma honra fazer parte desse momento”.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Fapemig.