Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Scolforo realiza primeira reunião com a nova equipe e reforça a política participativa de gestão

Publicado: Quarta, 08 Junho 2016 12:36 | Última Atualização: Quarta, 08 Junho 2016 12:35
[caption id="attachment_113306" align="alignleft" width="249"]Pró-reitores, assessores e diretores participação de primeira reunião de trabalho Pró-reitores, assessores e diretores participação de primeira reunião de trabalho[/caption] Iniciada a nova gestão (2016-2020), nessa segunda-feira (6/6), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fez uma primeira reunião com a equipe de pró-reitores e assessores, para reforçar o foco de trabalho e o espírito institucional que deverão nortear as ações nos próximos anos. A reunião teve a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. “Uma universidade não se encerra em mandatos, por isso, as ações devem prever a sustentabilidade no futuro. A Instituição é perene”, destacou Scolforo, lembrando à nova equipe de gestão que o sentido do trabalho deverá ser amparado na concepção de um time. O time UFLA. Entre os temas abordados, a crise econômica e política que o País vivencia, com reflexos diretos e indiretos no planejamento da Universidade. Para tanto, a palavra de ordem será a otimização de recursos e a criatividade para o enfrentamento dos desafios e para a manutenção do projeto orgânico de expansão. Também será mantido e enfatizado o diálogo com as equipes de trabalho, com a comunidade acadêmica e com a sociedade. Mais uma vez, reforçou a meta de ampliar significadamente o número de vagas na pós-graduação, incluindo a oferta de novos cursos. Ele apontou também uma mudança de perfil dos cursos de graduação, incluindo a preocupação com a inserção de tecnologias digitais voltadas para uma formação mais participativa e abrangente. Neste sentido, deverão ser enfatizados alguns pontos prioritários, como o fortalecimento dos cursos noturnos, a redução da evasão e a atualização constante dos projetos pedagógicos. Scolforo também reforçou o compromisso com a obra do Hospital Universitário e do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), que deverão impactar positivamente a economia do município e região no médio prazo. Com relação à geração de tecnologia e inovação, adiantou algumas mudanças estruturais que darão ao setor um caráter mais extensionista.  A Universidade também deverá estar atenta ao movimento de aproximação com instituições governamentais e empresas privadas para a busca de alternativas que suportem o desenvolvimento de pesquisas e novos produtos. O reitor também apontou algumas especificidades das pró-reitorias, destacando a realização de um treinamento que será ofertado na Instituição com o tema “Gestão Pública”. Em sua fala, a mensagem e o desejo de uma gestão participativa e democrática, alicerçada no bem comum e no fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação, como a sustentação basilar da Universidade.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.