Relatório de Avaliação Institucional é apresentado para a comunidade acadêmica
[caption id="attachment_113402" align="alignleft" width="249"]
Comunidade acadêmica participa da apresentação do Relatório de Autoavaliação 2015[/caption]
O Relatório de Avaliação Institucional referente ao ano de 2015 foi apresentado à comunidade acadêmica nessa quarta-feira (8/6), com apontamentos que fortalecem o processo democrático e auxiliam o direcionamento estratégico da Universidade. O objetivo do relatório é embasar a tomada de decisão dos gestores da instituição contribuindo para seu contínuo desenvolvimento.
O trabalho foi realizado pela Comissão Própria de Avaliação da UFLA (CPA/UFLA), iniciado com uma ampla pesquisa no período de 5 a 31 de janeiro de 2016, com todos os segmentos da comunidade acadêmica – professores, técnicos e estudantes. A avaliação também foi dirigida à comunidade externa, de Lavras e região, no período de 1º a 16 de fevereiro 2016.
O resultado deste questionário e a avaliação realizada em diferentes setores embasaram o documento final, composto por 227 páginas, disponibilizado para consulta no site
www.cpa.ufla.br.
Avaliação
Para os discentes foram implementados três questionários: um com 80 questões avaliativas para os discentes de graduação presencial; outro com 44 questões para os discentes de graduação à distância; e outro com 74 questões para os discentes de pós-graduação. Aos docentes foi disponibilizado um questionário com 108 questões e aos servidores técnico-administrativos outro com 73 itens para avaliação. Já para a comunidade de Lavras e região o questionário foi composto por 10 questões avaliativas.
Como resultado, 95% dos critérios avaliados pelos estudantes de graduação tiveram médias acima de 3, ou seja, acima de 60% da nota máxima possível (5). Para os estudantes de pós-graduação essa avaliação foi de 86,5%. No caso dos docentes, em 93,5% das questões as médias estiveram acima de 3. Para a comunidade externa, todas as questões foram avaliadas em alto conceito.
De acordo com os membros da CPA, os resultados permitiram identificar, de maneira objetiva, os pontos fortes e fracos, além das ameaças e oportunidades em relação à instituição, o que se rvirá de base de informações para o aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional PDI – 2016/2020, refletindo no contínuo desenvolvimento da instituição.
CPA
A Comissão Própria de Avaliação, também denominada CPA, órgão de assessoramento da Reitoria, tem como atribuições, nos termos do artigo 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, a condução dos processos de avaliação internos da Instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A CPA é formada por membros eleitos, com representantes técnicos administrativos, estudantes, professores e da sociedade civil, sob a presidência da professora Carolina Valeriano de Carvalho. A existência da CPA é uma exigência legal (Lei n 10.861/2004), sendo um dos pré-requisitos do Ministério da Educação que compõem o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), utilizado para autorização, reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional.
Presidente
Carolina Valeriano de Carvalho
Representantes do corpo docente
Alessandro Teodoro Bruzi
André Luis Ribeiro Lima
Representantes do corpo técnico-administrativo
Adriano Higino Freire
Juliana Resende Paviani
Representantes do corpo discente
Amanda Veríssimo Rezende (graduação)
Mateus Olímpyo Tavares de Ávila (pós-graduação)
Representantes da sociedade civil
Alysson Massote Carvalho
[caption id="attachment_113403" align="aligncenter" width="612"]
Membros da CPA responsáveis pela elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional 2015[/caption]