Nepa promove curso de Oftalmologia Veterinária – módulos de junho a agosto

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 14 Junho 2016 17:29 | Última Atualização: Segunda, 13 Junho 2016 10:59
nepa-3O Núcleo de Estudos em Pequenos Animais (Nepa), com o apoio do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) iniciou no sábado (11/6) as atividades do Curso de Oftalmologia Veterinária.  São sete módulos, realizados em sábados específicos dos meses de junho, julho e agosto. A programação inclui a abordagem de temas referentes a pequenos e grandes animais, animais exóticos e silvestres, ligados à clínica, cirurgia e diagnóstico oftalmológico por imagem. Médicos veterinários, estudantes e pesquisadores interessados na área são o público-alvo do evento.  Professores e profissionais de referência são responsáveis por proferir as palestras e conduzir abordagens práticas, abarcando 16 diferentes temáticas.  Os encontros ocorrem durante todo do dia. As próximas datas específicas de realização são 25/6, 9/7, 16/7, 30/7, 13/8 e 20/8. No primeiro módulo, de 11/6, foram abordados os temas "Anatomia Oftalmológica - Abordagens Teórica e Prática" (pelo professor da UFLA Henrique Resende) e "Semiologia Oftalmológica" (pelo médico veterinário residente Eric Momesso - UFLA). O Núcleo de Estudos em Pequenos Animais (Nepa) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, com tempo de duração indeterminado, com sede e foro jurídico na cidade de Lavras - MG, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA). Tem por objetivo promover palestras, cursos, debates, discussão de casos e viagens para eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos relacionados a pequenos animais, promovendo o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da área. Atualmente, as atividades envolvem a participação de graduandos em medicina veterinária, médicos veterinários residentes e estudantes de pós-graduação. [caption id="attachment_113464" align="alignright" width="249"]nepa-6 Equipe organizadora do curso.[/caption] A coordenação geral do Nepa é feita hoje pela professora Gabriela Rodrigues Sampaio, com a atuação dos graduandos Henrique Augusto Souza Andrade (vice-coordenador Geral), Vanessa Bonifácio dos Santos (coordenadora de Imprensa e Comunicação), Laura Lourenço Freitas e Letícia Scheffer Barbosa (coordenadoras de Finanças). O trabalho do Núcleo pode ser acompanhado pelas internet (Facebook do Núcleo). Responsabilidade Social     O valor arrecadado com as inscrições será revertido para contribuir na cobertura de custos de uma cirurgia do ceratocone, necessária à recuperação da filha de um funcionário terceirizado ligado à Adcon (Setor de Tapeçaria – Prefeitura Universitária).
Com informações de Thays Alves Matos Monteiro, bolsista Ascom/DZO.
Clique na galeria e veja outras fotos cedidas pelo Nepa.