UFLA aprova projeto institucional de divulgação científica e mais seis projetos de popularização da ciência em editais da Fapemig

Publicado: Sexta, 17 Junho 2016 07:39 | Última Atualização: Terça, 14 Junho 2016 07:53
Resultados das Chamadas 07/2015 e 08/2015 são divulgados fapemigA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou, no nessa segunda-feira (13/6), os resultados de duas chamadas públicas: 07/2015 - Apoio à Organização e Execução de Ações de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e 08/2015 - Apoio à Criação e Consolidação das Estruturas de Comunicação e Divulgação da Ciência. 08/2015 – Apoio a Estruturas de Comunicação Partindo do pressuposto que, para comunicar suas pesquisas as instituições precisam ter uma estrutura de comunicação adequada, pela primeira vez, a Fapemig lançou uma chamada com o objetivo de oferecer apoio financeiro à implantação ou à consolidação dessas estruturas de comunicação.  Para esta chamada, foram recebidas 20 propostas, sendo que 9 foram recomendadas para contratação e 11 não foram recomendadas. Entre as propostas aprovadas, a ‘Criação do Núcleo de Divulgação Científica da Universidade Federal de Lavras: atravessando a torre de marfim’, projeto que tem a coordenação da jornalista Cibele Aguiar, com o apoio de toda a equipe da Assessoria de Comunicação (ASCOM). O objetivo é criar uma estrutura de comunicação e divulgação científica que seja capaz de romper as barreiras que separam a academia da sociedade. O projeto terá o financiamento no valor de R$162.493,51. Confira a lista das propostas aprovadas para contratação. 07/2015 - Ações de Popularização da Ciência Nessa chamada, que tem o objetivo de disseminar e democratizar a informação sobre a produção do conhecimento em Ciência e Tecnologia no Estado de Minas Gerais, a UFLA aprovou seis propostas. Para esta chamada, foram recebidas 167 propostas, sendo que 33 foram recomendadas para contratação e 134 não foram recomendadas. Isso significa que a UFLA aprovou quase 20% dos projetos recomendados no Edital. Juntos, os projetos da UFLA neste Edital somam R$316.224,15.
  • Antonio Gilberto Bertechini: Avicultura - difusão dos avanços tecnológicos e de pesquisas em Minas Gerais, com ênfase na desmistificação do uso de hormônios em frangos e poedeiras.
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior: Projeto Ciência Móvel para o Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras: ações de divulgação científica nos municípios sul mineiros.
  • Brígida de Souza: A Cidade dos Insetos
  • Joziana Muniz de Paiva Barçante: Minuto da Saúde
  • Juliano Elvis de Oliveira: Engenheiros do Amanhã
  • José Roberto Pereira: A Ciência em Circulação na Esfera Pública: Análise do Jornalismo Científico das Universidades Federais de Minas Gerais
Confira a lista das propostas aprovadas para contratação.