Seminário de Ensino de Língua Portuguesa será realizado na quarta (22/6) com lançamento de livros e minicursos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 22 Junho 2016 07:04 | Última Atualização: Segunda, 20 Junho 2016 06:46
ii-seminario-lingua-portuguesaNa quarta-feira (22/6) será realizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (DCH/UFLA) o II Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. A programação do evento inclui mesas-redondas, minicursos e lançamento de livros. A organização das atividades é feita pelo Grupo de Pesquisa, Leitura e Produção de Texto (GPLPD). Abordando temas úteis à formação e capacitação tanto de estudantes de graduação e pós-graduação como de professores e outros profissionais que atuam na educação básica, o Seminário buscará promover reflexões sobre o ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa e Literatura. Estarão reunidos pesquisadores da UFLA preocupados com a temática, atentos à necessidade de interação com todos aqueles sujeitos da área que estão em formação inicial ou continuada. Os interessados (tanto do público interno quanto externo) podem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão – SIG até o dia do evento. Foram disponibilizadas 180 vagas, sendo que os minicurso têm o limite de 30 participantes cada um. Na abertura da programação, marcada para as 16h do dia 22/6 no anfiteatro do DCH, haverá uma mesa-redonda com a abordagem dos temas “A poesia a prática do letramento literário na escola” e “Variação linguística na prática da sala de Aula”. A apresentação do primeiro deles será feita pela professora do DCH Andréa Portolomeus; já o segundo será apresentando pela também professora do DCH/UFLA Raquel Márcia Fontes Martins. O professor do DCH Márcio Rogério de Oliveira Cano será o responsável pela mediação.   lancamento-livro-marcio-canoLançamento de Livros No mesmo dia, das 18h às 19h, haverá o lançamento de dois livros da coleção “A reflexão e a prática no Ensino Médio”, coordenada pelo professor Márcio Cano, com a qual outros professores da UFLA contribuem como autores. A produção da coleção foi iniciada há dois anos e, no total, será composta por 13 livros. A obra “Língua Portuguesa: sujeito, leitura e produção” teve um lançamento inicial realizado no final de maio, durante evento ocorrido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  O volume inclui textos de 12 autores, estando entre eles professores do DCH (Helena Maria Ferreira, Márcia Fonseca de Amorim, Mauricéia Silva de Paula Vieira e Raquel Márcia Fontes Martins) e do Departamento de Educação – DED/UFLA (Luciana Soares da Silva). Outro volume a ser lançado durante o Seminário será “Literatura e Subjetividade: aspectos da formação do sujeito nas práticas do Ensino Médio”, que tem como organizadora a professora Andréa Portolomeus. São também autoras a professora do DCH/UFLA Isabel Cristina Rodrigues Ferreira e as ex-alunas Cristiane Rocha Penoni e Cristine Duarte. Mais de 80 autores estarão envolvidos com os 13 livros da coleção. São profissionais vinculados a instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), UFMG, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Centro Universitário Unifieo, entre outras. As obras tratarão de pesquisas e experiências desenvolvidas nas escolas e para as escolas. Minicursos Das 19h às 21h do dia 22/6 serão ofertados seis minicursos. Cinco deles serão ministrados por professores da UFLA e um pelo professor do UFMG Vinícius Macedo. Os temas são: Transdisciplinaridade no ensino de língua portuguesa; A literatura em jogo: um exercício para a subjetividade; Produção textual: etapas para uma produção discursiva; O ensino de literatura afrobrasileira e indígena na escola básica; Gêneros discursivos e ensino e Multimodalidade e leitura: novas práticas de letramento. Cada inscrito poderá participar de apenas um mincurso. Confira a programação completa do II Seminário de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. Para outras informações, entre em contato com o GPLPD por meio do Facebook ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..