Estudantes de Campo Belo participaram de oficina de Libras do Naufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 24 Junho 2016 15:03 | Última Atualização: Quarta, 22 Junho 2016 11:14
palestra-libras1O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Lavras (Naufla) promoveu a oficina “Introdução a Língua Brasileira de Sinais e Expressões faciais/corporais na comunicação com surdos”, com o objetivo de proporcionar aos inscritos uma introdução básica de Libras e explorar elementos linguísticos para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais. A oficina foi realizada pelos tradutores e intérpretes Welbert Vinicius de Souza Sansão e Wanderson Samuel Moraes de Souza. A oficina teve a presença dos estudantes do Centro Mineiro do Ensino Superior (Cemes) de Campo Belo/MG. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na oficina.  "Agradecemos a presença dos discentes do Cemes e do professor Adriano Kerver, por prestigiar a nossa oficina de Libras. Foi muito bom podermos compartilhar e aprender com os alunos. Ficamos muito felizes em mais um importante passo que a Universidade está dando, por meio da valorização de Libras, como sendo uma língua, e por ultrapassar os limites, intermunicipais, em fazer uma parceria com outra Instituição a fim de alcançar o pleno êxito", relatou Welbert Vinicius. O Núcleo de Acessibilidade foi fundado na UFLA em 2012, sendo ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Seu objetivo é garantir todos os direitos das pessoas com deficiência que ingressam na universidade, para que tenham os recursos necessários para desenvolver todo o seu potencial no ambiente acadêmico. Desde então, eventos oficiais da UFLA contam com traduções instantâneas em Libras, além das oficinas e campanhas que são realizadas pelo Núcleo.
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA