Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Laboratório de Solos aumenta a capacidade em realizar análises

Publicado: Quinta, 30 Junho 2016 07:34 | Última Atualização: Segunda, 27 Junho 2016 11:35
[caption id="attachment_115809" align="alignleft" width="249"]Novo equipamento é capaz de medir a acidez de 11 amostras simultaneamente Novo equipamento é capaz de medir a acidez de 11 amostras simultaneamente[/caption] Recentemente, o Laboratório de Fertilidade do Solo da UFLA, vinculado ao Departamento de Ciência do Solo (DCS), passou por um processo de informatização que agilizou a realização das determinações – permitindo obter, em alguns casos, os resultados em cinco dias úteis. Além disso, os resultados passaram a ser disponibilizados on-line, permitindo que o cliente tenha acesso ao seu laudo de qualquer computador ou smartphone com acesso à internet. Essas mudanças foram postas em prática desde maio e são decorrentes, especialmente, da utilização de: um potenciômetro capaz de medir o nível de acidez (pH) de 11 amostras simultaneamente; um espectrofotômetro colorimétrico de fluxo contínuo; da interface entre equipamentos com computadores em rede; e do ajustamento da logística interna de todo o processo analítico, que envolve desde a recepção das amostras até a fase de liberação dos resultados. [caption id="attachment_115808" align="alignright" width="249"]Espectrofotômetro também foi adquirido recentemente Espectrofotômetro também foi adquirido recentemente[/caption] Interligados, esses componentes permitem a geração de relatórios: “A disponibilização dos resultados para o cliente ficou mais rápida e prática”, conclui o químico Márcio da Silva Marques, responsável pelo Laboratório. “Outra vantagem é o sistema ser capaz de gerar um laudo em formato PDF – que é revisto pelo responsável técnico do laboratório, Bruno Moretti, e posteriormente enviado ao cliente”. Nesses 52 anos de existência, o Laboratório já realizou mais de 700 mil determinações em amostras provenientes de mais de 20 estados brasileiros. Esse serviço de extensão é prestado a toda a comunidade acadêmica, empresas do setor agrário e industrial, produtores rurais e outros centros de pesquisas. A análise do solo tem baixo custo, com resultados confiáveis e que geram economia e segurança para a aplicação de fertilizantes, pois, com base nos resultados, é possível complementar a fertilidade já existente no local, evitando excessos. Anualmente, o Laboratório chega a processar até 15 mil amostras. Participação no Profert-MG O Laboratório de Solos participa do Programa Interlaboratorial de controle de Qualidade de Análise de Solo de Minas Gerais (Profert-MG). Para conseguir esse selo de qualidade, o índice de acerto é de no mínimo 75% em todas as determinações. O Laboratório possui índice médio de acerto entre 95 e 99%, o que ressalta a qualidade das análises realizadas na UFLA.
Com informações de Luiz Alberto Araújo Silva - bolsista Ascom/Proat
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção