Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Espécie de aracnídeo cavernícola é descrita em artigo de ex-aluna e professor da UFLA

Publicado: Sexta, 01 Julho 2016 10:54 | Última Atualização: Terça, 28 Junho 2016 12:29
charinus-taboa-siteEm sua monografia de conclusão de curso, a estudante de Ciências Biológicas Ana Caroline Oliveira Vasconcelos descreveu a espécie Charinus taboa, encontrada em duas cavernas próximas à cidade de Sete Lagoas (MG). Esse trabalho rendeu um artigo publicado no periódico ZooKeys, voltado para divulgar pesquisas sobre taxonomia, filogenia, biogeografia e evolução dos animais. O animal descrito é um aracnídeo troglóbio (vive em cavernas) que não pica ou tem veneno. Com largura que não chega a um centímetro, possui o corpo mais largo que longo. Seu nome foi dado devido à caverna onde a maioria das espécies foi coletada: Caverna da Taboa. Ana Caroline formou-se em Ciências Biológicas em 2016 e hoje é aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a graduação, descreveu cinco espécies troglóbias do gênero Charinus, aracnídeos pertencentes da ordem Amblypygi: Charinus potiguarCharinus jibaossuCharinus caatingaeCharinus iuiu e Charinus taboa. Essa última é a vigésima segunda espécie do gênero descrita no Brasil. A autora participou do Programa de Iniciação Científica Pibic/Fapemig de 2013 a 2014, em um projeto de descrições de novas espécies do gênero Charinus. “Meu interesse pela biologia subterrânea surgiu pelo fato de que esses ambientes no Brasil ainda possuem a fauna bastante desconhecida e são carentes de pessoas que os estudem”, conta. “Ela é a primeira autora de artigos que descrevem todas essas espécies. Sua atuação demonstra que o trabalho de estudantes contribui para a geração de conhecimento e para a preservação”, elogia o orientador, professor Rodrigo Lopes Ferreira (DBI).   Artigo: Description of a new troglomorphic species of Charinus Simon, 1892 from Brazil (Arachnida, Amblypygi, Charinidae) Autores: Ana Caroline Oliveira Vasconcelos, Alessandro Ponce de Leão Giupponi, Rodrigo Lopes Ferreira Artigo publicado no jornal ZooKeys - disponível aqui.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.