Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Palestras do 7º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira estão disponíveis em vídeos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 05 Julho 2016 08:55 | Última Atualização: Sexta, 01 Julho 2016 10:41
capa-videosJá estão disponíveis as apresentações em vídeo da 7ª edição do Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizado com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento marcou a abertura da Expocafé 2016. Os vídeos, disponibilizados na Rede Social do Café – Peabirus podem ser acessados no link Café Web TV, projeto que recebe o apoio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da UFLA, da Agência de Inovação do Café (Inovacafé), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Consórcio Pesquisa Café. O Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira é uma oportunidade de intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada e reuniu neste ano cerca de trezentas pessoas, entre pesquisadores, técnicos, consultores e produtores, sob a coordenação científica do professor Fábio Moreira da Silva, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG). De acordo com o professor Fábio Moreira, o evento deste ano trouxe palestras que trataram essencialmente da mecanização na lavoura cafeeira, seu manejo, além do conceito que está sendo lançado como protocolo, que é a cafeicultura de precisão. Entre os temas abordados estiveram: desempenho de campo das operações mecanizadas no Sul de Minas e no Cerrado; levantamento de mapas temáticos para a cafeicultura de precisão; potencialidades de novas tecnologias em mecanização da lavoura cafeeira; gestão da informação do campo; potencial das novas cultivares de café desenvolvidas pela Epamig; manejo da brachiaria na cultura do café – bioativação e colheita mecanizada e seletiva do café. O chefe do DEG/UFLA, professor Carlos Eduardo Volpato, destaca o quanto a mecanização ajuda no desenvolvimento da produção cafeeira no país. “Ela influencia muito no custo. Quanto menor for o custo, maior será a renda do cafeicultor, e por consequência, maior será o desenvolvimento econômico para a região”. Confira nos links abaixo o Cardápio de Palestras: #CaféWebTV: Abertura do 7° Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira #CaféWebTV: Desempenho de campo das operações mecanizadas no sul de minas e no cerrado #CaféWebTV: Levantamento de mapas temáticos para a cafeicultura de precisão #CaféWebTV: Potencialidades de novas tecnologias em mecanização da lavoura cafeeira #CaféWebTV: Gestão da informação do campo #CaféWebTV: Potencial das novas cultivares de café desenvolvidas pela EPAMIG #CaféWebTV: Manejo da brachiaria na cultura do café - Bioativação #CaféWebTV: Colheita mecanizada e seletiva do café
 Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.