UFLA 2016-2020: gestores da instituição se reúnem para alinhamento de diretrizes

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 06 Julho 2016 07:45 | Última Atualização: Segunda, 04 Julho 2016 10:47
reuniao-gestaoUm encontro que reuniu assessores, pró-reitores, diretores e chefes de departamentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi realizado na manhã de quinta-feira (30/6), no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria. O grupo foi recebido pelo reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, e pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. A iniciativa faz parte do conjunto de ações iniciais da gestão 2016-2020, que buscam alinhamento de diretrizes entre os membros da Direção Executiva, para que se construam os melhores resultados para a Universidade e seus públicos. Tratou-se de um primeiro encontro, que, segundo Scolforo, terá continuidade em outras edições, visando a uma gestão compartilhada, participativa, em que todos atuarão em conjunto para a edificação de boas soluções para a Universidade. Nessa primeira reunião com a equipe, o reitor citou pontos da última gestão que merecem aperfeiçoamento e falou de novos projetos, que serão discutidos com todos ao longo de outros encontros. Entre eles está a continuidade do fortalecimento da graduação, a ampliação da pós-graduação e investimentos em infraestrutura e pessoas. Para o professor Scolforo, apesar da crise política e econômica pela qual passa o País, a UFLA tem condições de permanecer em sua caminhada de desenvolvimento. “Já estamos empenhados em lutas diárias que garantirão os recursos necessários para o cumprimento de todos os compromissos. Em função dessa conjuntura, prazos podem ficar prejudicados, mas os objetivos serão alcançados. Não faltarão esforços”. Outro ponto abordado foi o curso a ser ofertado a todos os presentes, destinado à capacitação de gestores, com o objetivo de garantir que o grupo domine informações necessárias ao bom andamento do serviço público na Universidade. [caption id="attachment_116052" align="alignleft" width="249"]Integrantes do DCC e DGTI fizeram apresentação da proposta de um aplicativo durante a reunião. Integrantes do DCC e DGTI fizeram apresentação da proposta de um aplicativo durante a reunião.[/caption] Durante as atividades, a equipe pôde também ter uma mostra do potencial de inovação que deve estimular a gestão, com produtos e serviços inovadores: o trabalho de conclusão de curso de uma estudante de graduação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) – Sara Araújo – teve como resultado a criação da proposta de um aplicativo para smartphones que poderá propiciar um salto na qualidade das relações entre os públicos da comunidade acadêmica. O projeto, orientado pelo professor do DCC Neumar Costa Malheiros, está em desenvolvimento com o apoio da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI) e foi apresentado na reunião com a presença da estudante. Na sequência, pró-reitores iniciaram a apresentação pontos principais que guiarão as ações das pró-reitorias durante a gestão. Como itens expostos pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, estavam as ações: reorganizar, simplificar e tornar mais eficientes  e efetivos o marco regulatório, a gestão acadêmica e o apoio à oferta dos cursos de graduação; aprimorar o currículo de formação de todos os cursos de graduação com inovações e aperfeiçoamentos nos projetos pedagógicos e na oferta dos cursos; fomentar aprimoramentos processuais no ensino-aprendizagem com a melhoria na oferta das disciplinas, na relação entre o porte teórico e as práticas/vivências, na atuação docente, nos processos avaliativos de cursos, do ensino e da  aprendizagem; promover ações (que incluem diagnóstico, acompanhamento e intervenção) para reduzir a evasão e a retenção nos cursos de graduação; contribuir para a ampliação da oferta de cursos de graduação na UFLA. Já o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, apresentou os pontos: ampliação do número de Programas de Pós-graduação da UFLA - crescimento de 50% (criação de 16 novos programas); aumento do número de discentes em cursos nos Programas de Pós-graduação da UFLA - crescimento de 50% (aumento de 1.000 discentes em curso); criação do Programa Internacional "Tropical Agriculture", envolvendo Instituições estrangeiras para viabilização da dupla titulação; evolução das ações de internacionalização dos Programas de Pós-graduação da UFLA, principalmente no que tange a ampliação de discentes estrangeiros e implementação do Sistema de Gestão dos Programas de Pós-Graduação da UFLA - ferramenta de acompanhamento dos índices dos Programas de Pós-graduação. Essas exposições terão continuidade em um próximo encontro, agendado para a próxima quinta-feira (7/7).