Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Inaugurado novo bloco de cirurgia veterinária de pequenos animais na UFLA

Escrito por Joyce | Publicado: Segunda, 18 Julho 2016 13:16 | Última Atualização: Terça, 12 Julho 2016 14:25
[caption id="attachment_116588" align="alignleft" width="249"]Uma das salas do Centro Cirúrgico já em atividade Uma das salas do Centro Cirúrgico já em atividade[/caption] O novo  bloco cirúrgico de pequenos animais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) acaba de ser inaugurado. Ele possui um ambulatório cirúrgico, com três salas de atendimento, sendo uma delas aprimorada para atendimento oftálmico veterinário, e ainda o bloco cirúrgico, que conta com três centros cirúrgicos, sendo dois utilizados para cirurgias de rotina e um destinado às aulas práticas de técnicas cirúrgicas dos estudantes de graduação. Além disso, o bloco ainda conta com duas salas de paramentação; duas salas para a realização da medicação pré-anestésica; um centro de esterilização; uma sala dos residentes de cirurgia veterinária; uma sala para armazenamento de materiais; uma sala de material de limpeza; uma copa, e vestiários e banheiros masculinos e femininos. dmv-3"Eu achei ótimo. Ele dá espaço para que mais cirurgias sejam realizadas no mesmo período de tempo, então os pacientes precisam esperar bem menos tempo para receber o tratamento cirúrgico", comenta o residente em cirurgia veterinária Daniel Oliveira Ribeiro. Além de infraestrutura adequada, há novos equipamentos para otimizar a rotina cirúrgica do hospital e oferecer um serviço de ponta, além de enriquecimento intelectual tanto para os estudantes de Medicina Veterinária que fazem as disciplinas de técnicas cirúrgicas e cirurgia, quanto para os residentes em cirurgia veterinária. [caption id="attachment_116589" align="alignleft" width="249"]Sala de Raio-X otimiza o atendimento aos animais Sala de Raio-X otimiza o atendimento aos animais[/caption] "Além dos materiais novos e aprimorados que têm chegado, esse bloco tem todos os parâmetros de segurança e medidas de assepsia e antissepsia respeitados, então as cirurgias são bem mais seguras. Os residentes e até mesmo os alunos vão poder ver mais coisas, aprofundar e aprender mais", complementa Daniel. Com a inauguração do novo bloco cirúrgico a quantidade de procedimentos cirúrgicos por dia no hospital deve crescer. “Somos funcionais com o que temos. Muito pelo corpo docente, extremamente competente e qualificado. Há muito a ser feito, estamos no caminho para nos considerarmos um centro cirúrgico de excelência”, ressalta o professor Antônio Carlos Lacreta Júnior, chefe do Departamento de Medicina Veterinária.
Texto e fotos: Camila Caetano - jornalista/ bolsista UFLA e Thays Alves Matos Monteiro– bolsista Proat/Ascom
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.