Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Inspiração em Harry Potter: Grupo Escoteiro promoveu acampamento temático no fim de semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 22 Julho 2016 07:52 | Última Atualização: Terça, 19 Julho 2016 11:17
image013Setenta e quatro jovens integrantes do Grupo Escoteiro Acauã – projeto de extensão registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras (Proec/UFLA) – reuniram-se em um acampamento temático no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, em Lavras. No período de 16/7 a 18/7, eles vivenciaram atividades inspiradas no universo de Harry Potter. As atividades de vivência escoteira foram envoltas no clima da saga. A capa preta utilizada pelos jovens, os jogos de quadribol, cálice de fogo e xadrez, o baile dos bruxos e a decoração de pontos do parque foram elementos da programação que permitiram ao grupo a emoção de um acampamento bem diferente dos tradicionais. O diretor-presidente do grupo, Aloísio Soares de Lima Júnior, avalia como surpreendente a receptividade e o envolvimento dos jovens com a proposta. “Muitos são leitores da obra; conseguimos penetrar no universo deles”, comenta. [caption id="attachment_116750" align="alignright" width="249"]image006 Parte do Grupo Escoteiro Acauã, em atividade no Parque Quedas do Rio Bonito em 17/7.[/caption] Para garantir a circulação de informações no grupo e colaborar com a ambientação temática das atividades, foi veiculado durante o período de acampamento o jornal Profeta Diário, com notícias sobre fatos ocorridos no acampamento, orientações sobre jogos e trechos bem-humorados sobre a rotina dos “bruxos” no local. Além dos jovens de diferentes faixas etárias, participaram das atividades 27 adultos. Essa foi a primeira vez que o Grupo Escoteiro Acauã promoveu um acampamento temático inspirado em literatura juvenil. Sobre o Acauã O Acauã é o 22º Grupo Escoteiro de Minas Gerais (GE/MG) e começou a atuar em 1978. Em 2004, suas atividades foram interrompidas, com retomada em 2014, ano em que passou a contar também com a Unidade de Ensino e Extensão em Técnicas de Sobrevivência em Ambientes Naturais, espaço físico localizado na região do Câmpus Histórico da UFLA. A responsabilidade geral pelo projeto é do servidor da UFLA e voluntário do 22º GE Acauã, Fábio Costa Lasmar. Os encontros do Grupo são semanais e ocorrem normalmente nesse local – sempre aos sábados, das 8h às 11h. Quem desejar ser um integrante deve procurar o Grupo no horário dos encontros. As atividades do segundo semestre de 2016 serão iniciadas em image007agosto, após período de recesso. Os ramos dos Escoteiros preveem a participação de membros em diferentes idades: Lobinho (6,5 a 10,5 anos), Escoteiro (11 a 14,5 anos), Sênior (15 a 17,5 anos) e Pioneiros (18 a 21 anos). Após os 21 anos, é possível passar por um processo seletivo e atuar como voluntário, orientando os diferentes ramos. O Movimento Escoteiro promove atividades baseadas em um sistema de valores que prioriza fatores com a honra, o trabalho em equipe, as atividades ao ar livre, o respeito e a responsabilidade. Quem integra o Grupo Acauã, reconhece os benefícios.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.