Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Pesquisadores da UFLA tiveram projetos selecionados para a Mostra Inova Minas Fapemig

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 25 Julho 2016 07:30 | Última Atualização: Quarta, 20 Julho 2016 14:02
minas-inova-resultado A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) divulgou nessa terça-feira (19/7) os projetos selecionados para Mostra Inova Minas Fapemig. Dos 220 pitches (vídeos curtos) inscritos na Mostra, 40 foram eleitos para exibição. Dois dos selecionados foram produzidos por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que descreveram seus temas de estudo de forma breve e em linguagem direcionada ao público leigo. “Uso do vinhoto e bagaço oriundos da produção de cachaça e tequila como substrato para cultivo de leveduras em um conceito de biorefinaria” é um dos projetos a serem exibidos e tem a coordenação da professora do Departamento de Biologia (DBI) Cristina Silva Ferreira e Batista. Já “Bioprospecção do extrato de dianthus caryophyllus l. var. com potencial de ação na profilaxia, tratamento e controle da hipertensão arterial e litíases renais” é coordenado pelo professor do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Raimundo Vicente de Sousa. Por meio dos vídeos de até três minutos, a sociedade poderá conhecer parte da produção científica do Estado. Os trabalhos passaram por uma seleção que analisou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, a tangibilidade desses resultados e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo. Ao comentar sobre a motivação para produzir o pitch e inscrevê-lo na Mostra, Raimundo reforça a importância da divulgação da ciência para que o conhecimento produzido com recursos públicos chegue até a sociedade e possa beneficiá-la. “Queremos que nossas pesquisas sejam conhecidas pelos atores dos diversos segmentos envolvidos com o desenvolvimento, a comercialização e a utilização de fármacos inovadores. Essa divulgação potencializa a geração de ganhos sociais e dá um retorno ao cidadão sobre o investimento feito em pesquisa”. Professora Cristina tem visão semelhante: "A iniciativa da Fapemig com essa programação permite aos pesquisadores retribuir à sociedade o investimento em ciências, através da divulgação direta dos resultados", afirma. O objetivo da Mostra Inova Minas Fapemig é a disseminação, no espaço público, do esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da exposição de projetos financiados pela Fundação. Na programação está incluída uma apresentação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), que tem sede na UFLA e abordará resultados de pesquisa que geraram produtos de alto valor agregado derivados da cadeia produtiva do café. Em 2015, a UFLA também esteve presente na programação do evento. Confira a lista completa de projetos selecionados em 2016. Sobre a Mostra O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em cinco espaços que fazem parte do Circuito da Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura. Confira as atrações de cada espaço: MMGuerdau
  • Exposição Mostra de Resultados - Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público.
  • Espaço dos Inventores - Estes inventores, não-vinculados às universidades do Estado e apoiados pela Fapemig, estarão presentes para apresentar suas invenções aos visitantes e mostrando que criatividade e esforço podem gerar bons frutos!
  • Espaço Redes de Pesquisa e Institutos Nacionais de C&T
Rede Mineira de Teleassistência: A equipe da Rede Mineira de Teleassistência estará presente realizando exames clínicos gratuitos e instantâneos, contando com seus equipamentos próprios (retinógrafo e eletrocardiógrafo). INCT Estruturas Inteligentes em Engenharia: Esta equipe contará com protótipos funcionais, e receberão o público realizando experimentos demonstrativos e atendendo à população quanto a suas dúvidas. INCT Café: Mostrando que inovação não é só nas tecnologias da informação, o INCT Café apresentará resultados de pesquisa que geraram produtos de alto valor agregado derivados da cadeia produtiva do café. INCT de Energia Elétrica: O INERGE apresentará alguns de seus resultados de pesquisa com demonstrações de produtos inovadores, tais como a tomada inteligente, pulseiras eletrônicas e o PLC, que permite a transmissão de dados pela rede elétrica. Casa Fiat de Cultura
  • Exposição “100 anos de Ciência no Brasil” – Organizada pela Academia Brasileira de Ciência (ABC)
  • Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.
Espaço do Conhecimento
  • Oficinas de robótica - Atividade complementar ao campeonato de robótica, que acontecerá na Alameda da Educação. As oficinas, com vagas limitadas, se propõem a apresentar a crianças e jovens alguns conceitos de robótica por meio de jogos e brincadeiras.
  • Lançamento de livro publicado com o apoio da Fapemig, seguido de debate com os autores.
  • Lounge do Conhecimento
O espaço terá um rodízio de palestrantes com temas atuais e intervenções curtas para trazer um tema pertinente de forma clara e objetiva.
  • Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.
Alameda da Educação
  • Campeonato de Robótica - organizado pelo CEFET-MG, permite ao público conhecer um pouco mais sobre robótica em um ambiente divertido, informal e dinâmico, assistindo às etapas da competição e entendendo mais sobre as máquinas.
  • Caminhões da Ciência: Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (Epamig); Ciência em Movimento (Funed); LabTruck (Senai) – os caminhões estarão distribuídos pela alameda da educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço.
 Museu das Minas e do Metal
  • Oficinas de degustação
Realizada pela equipe da Epamig, as oficinas de degustação serão realizadas com inscrições prévias de até 20 pessoas por oficina.
  • Especial Barômetro na Mostra Inova Minas Fapemig – Projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses desenvolvido pela UFMG, que tem como foco a aproximação e a interação entre cientistas e público.
Em breve, a Fapemig divulgará a programação completa com o horário de todas as atrações.
Texto com contribuições da Assessoria de Comunicação da Fapemig.
 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.