UFLA na mídia: Pesquisa em prol do Rio Doce é citada no jornal Estado de Minas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 08 Agosto 2016 04:55 | Última Atualização: Quinta, 04 Agosto 2016 07:06
midia_estado_de_minasPara a recuperação das áreas afetadas pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues (ocorrido em novembro de 2015), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) lançou editais para o financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve cinco propostas aprovadas, dentre elas está a pesquisa do professor Rafael Farinassi Mendes, mencionada na matéria do Estado de Minas de quarta-feira (3/8), que retratou os estudos que apontam soluções ecológicas para os rejeitos de minério da Samarco, que poderão ser usados na construção civil. “O cientista já desenvolve um estudo sobre a aplicação de materiais lignocelulósicos (eucalipto, pinus, bagaço de cana, casca de café, entre outros) em artigos a base de cimento, como telhas de amianto, blocos, pisos e tijolos. Rafael Farinassi vai expandir a pesquisa e estudar a adição destas fibras vegetais aos resíduos de mineração para produção de artigos ecológicos que possam ser usados com segurança na construção civil. Segundo ele, a mistura de eucalipto, pinus, bagaço de cana, casca de café e outros materiais nos rejeitos de minério vai permitir maior resistência à tração, tenacidade e isolamento térmico nos materiais produzidos”- trecho extraído da matéria do Estado de Minas. As propostas da UFLA foram coordenadas por professores dos Departamentos de Ciências Florestais (DCF), de Ciência do Solo (DCS) e de Engenharia (DEG). O valor somado dos recursos captados ultrapassa R$856 mil. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos por um período de dois anos. Acesse aqui a matéria do Estado de Minas. projetos_fapemig Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.