Presidente da Andifes participa de reunião para debater Emenda Andifes 2008

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Terça, 20 Novembro 2007 22:00

Durante encontro com os relatores geral e setorial da LOA, reitor Arquimedes Ciloni ressaltou a importância da Emenda Andifes para o funcionamento das IFES

O presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), e o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino, participaram, nesta terça-feira (20/11) de reunião com o relator geral, deputado federal José Pimentel (PT-CE) e com o relator setorial de Educação, deputado federal Manoel Júnior (PSB-PB), da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2008 para debater a Emenda Andifes para o próximo ano.

Durante o encontro, o reitor Arquimedes Ciloni ressaltou a importância da Emenda Andifes para o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A Emenda prevê a complementação de R$ 250 milhões para a manutenção das 58 IFES, cobrindo as contas mais urgentes de custeio – R$ 75 milhões –, bem como para a expansão das instituição, com novos campo, cursos noturnos e políticas afirmativas – R$ 175 milhões.

Com esses recursos, será possível recuperar parcialmente as instalações prediais e a infra-estrutura de ensino e pesquisa já instalada, garantindo as condições necessárias à recepção de novos alunos decorrente da expansão das IFES. De acordo com o reitor Arquimedes Ciloni, é importante assegurar condições que possibilitem às instituições crescerem com qualidade e inclusão.

No dia 13 de novembro, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou as emendas que estarão na LOA de 2008. Foram aprovadas as seguintes emendas: fomento a projetos em arte e cultura – do Ministério da Cultura; e apoio ao transporte escolar para a Educação Básica, modernização das Redes Públicas Estadual e Municipal de Educação Profissional e Tecnológica e Emenda Andifes – do Ministério da Educação.

Os relatórios setoriais e o relatório do Comitê de Exame da Admissibilidade de Emendas (CAE) quanto às emendas de relator devem ser votados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) nos dias 3 e 4 de dezembro. Após a aprovação, o parecer da CMO deve ser votado pelo Plenário do Congresso Nacional até o dia 21 de dezembro.

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)