Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Analistas de sementes de vários estados se capacitam na UFLA

Publicado: Quinta, 24 Novembro 2016 08:18 | Última Atualização: Quinta, 11 Agosto 2016 14:49
curso-capacitacao-sementes1O 8º Curso Teórico-Prático de Capacitação de Analistas de Sementes é realizado de 8 a 12 de agosto, no Setor de Sementes da UFLA (Departamento de Agricultura). Vinte e oito profissionais, vindos de oito estados brasileiros, participaram da programação, constituída por palestras e momentos práticos. O curso visa à capacitação de analistas para avaliação da qualidade das sementes das culturas: algodão, aveia, girassol, milho, soja e sorgo. “A análise de sementes investiga sua qualidade ao longo de todo processo produtivo, da colheita ao consumidor final”, explica a coordenadora do curso, professora Maria Laene Moreira de Carvalho (DAG). curso-capacitacao-sementesPara a capacitação, as palestras abrangem o controle interno e externo da qualidade das sementes. Com relação ao controle interno, são abordados temas sobre diferentes testes de vigor e de controle de qualidade usuais nas empresas produtoras – incluindo técnicas atuais como análise de imagem e detecção de sementes geneticamente modificadas. Já o controle externo diz respeito às metodologias das regras para análise de sementes, bem como os padrões de qualidade. O curso é ministrado por discentes e ex-alunos que atuam no setor, além da fiscal federal do Ministério da Agricultura Myrian Leal Alvisi. É certificado pela UFLA e Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), e conta com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A organização é feita pelo Núcleo de Estudos em Sementes (NESem) da UFLA.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.