IWCA promoverá “Prova de Xícara de Cafés” de mulheres produtoras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 19 Agosto 2016 13:09 | Última Atualização: Terça, 16 Agosto 2016 14:25
cuppingg Durante a Semana Internacional do Café, que será realizada em Belo Horizonte nos dias 21 a 23 de setembro, a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) promoverá um “Cupping de Cafés”, momento onde será apresentada a prova de xícaras de cafés produzidos por mulheres de todas as regiões produtoras do país. O objetivo é realizar uma rodada de negócios onde, a partir do cupping ou avaliação sensorial, será possível que surja o interesse pelo café em si, pelas propriedades, e também pela atuação da Aliança, que envolve o trabalho feminino em algum momento do preparo do produto. As mulheres interessadas em participar do evento podem fazer sua inscrição até o dia 26 de agosto, encaminhando sua amostra, a qual deve conter dois quilos de café cru, beneficiado da Safra 2016 e ficha de inscrição devidamente preenchida para o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé SP). As amostras serão avaliadas por provadores e as melhores serão destinadas ao cupping, que será realizado no dia 21 de setembro. Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para a Coordenadora do Cupping, Camila Arcanjo via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenadora do Polo de Excelência em Qualidade do Café, Rosemary Gualberto, e a barista e gestora em Inovação do Café pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé), Helga Andrade, farão parte da comissão avaliadora das amostras, que serão degustadas no dia 1º de setembro em São Paulo. Para acessar o regulamento e participar, clique aqui. SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Texto: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)