Aprovada a instalação de Cooperativa de Tecnologia e Soluções Livres

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 21 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Quarta, 21 Novembro 2007 22:00

A Cooperativa de Tecnologia e Soluções Livres - Tecnolivre, foi fundada no dia 10 de novembro de 2007, contou com a presença de 20 membros fundadores e, também, com a presença do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pró-reitor de Extensão, Rubens José Guimarães, membros da IncubaCoop, além de alguns convidados e familiares dos associados fundadores da Cooperativa.

O projeto de criação da TecnoLivre nasceu da iniciativa do professor José Monserrat Neto, do Departamento de Ciência da Computação, a partir de estudos sobre Software Livre e Economia Solidária. No período de 2004 a 2006, interessado por essas áreas participou de fóruns virtuais e presenciais, como o FISL (Fórum Internacional do Software Livre). Ao voltar do FISL 7.0, em abril de 2006, o projeto de criação da Cooperativa foi apresentado para estudantes de Ciência da Computação da Ufla. A partir dessa apresentação foram realizadas várias reuniões para formação do grupo inicial da Cooperativa, culminando com a constituição do Grupo TecnoLivre, em 14 de julho de 2006 - como um grupo de extensão incubado - com registrado na Pró-Reitoria de Extensão. Desde então, a IncubaCoop tem apoiado a formação e consolidação do grupo, através de reuniões para estudos e discussão sobre cooperativismo, cooperativa, empresa, economia solidária, planejamento administrativo, plano de negócio, além de dinâmicas de grupo para o conhecimento e a união entre os membros da cooperativa.

O grupo desenvolve vários projetos, como as páginas do DCC, AdUfla, DEX, APG, ConseaJR, Fitopatologia, CTMadeira, os programas Siape, Cirúrgica, RAD, Netbom, GerAta, SisGEP e SNGPC; participou do Encontro Mineiro de Software Livre 2006 (EMSL 2006), em Ouro Preto, do Fórum Internacional de Software Livre 2007 (FISL 8.0), em Porto Alegre; organizou a Secicom 2007 (Semana da Ciência da Computação) e o EMSL 2007, realizado em Lavras, no DCC/Ufla, nos dias 18 a 20 de outubro e nos diversos eventos apresentou palestras relacionadas à software livre, economia solidária. Desenvolveu experiência piloto de migração para software livre no Departamento de Engenharia (DEG) e em outros departamentos; prepara e ministra treinamentos, palestras e cursos de Java, PHP, C/C++, Allegro, Linux e OpenOffice.org.

Além da parceria com a IncubaCoop, o grupo TecnoLivre contou com o apoio do Centro de Informática (CIN), com treinamentos na área de administração e suporte de sistemas Linux, além de materiais para aprimorar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. Além de domínio e hospedagem para o site da cooperativa, enquanto o grupo não contava com servidor próprio. Desta parceria surgiu o (atual) projeto RAD (Registro de Atividades de Docentes) e o curso de PHP que a TecnoLivre está orientando funcionários do CIN.

O DCC apoia o grupo, disponibilizando espaço físico para a realização das reuniões administrativas e dos trabalhos de estudos, cedendo computadores antigos para os primeiros trabalhos do grupo, sendo a construção da página do DCC o primeiro projeto desenvolvido pela TecnoLivre. O Departamento disponibiliza, também, uma sala em seu novo prédio.

A TecnoLivre é formada por 12 alunos do curso de Ciência da Computação, sete já graduados e um professor (José Monserrat Neto).

Ramon Simões Abílio, que foi o presidente eleito na Assembléia Geral de Fundação e tem liderado o grupo desde o seu início, 'espera que a Cooperativa se torne uma opção a mais de trabalho e estágio para os alunos egressos da Ufla. Com a sua legalização formal, possa atender demandas e desenvolver projetos não apenas para a Ufla e Lavras, mas para toda a região do sul de Minas Gerais, e em futuro próximo, quem sabe, para todo o país', finaliza.

Conheça mais sobre a Tecnolivre em -www.tecnolivre.ufla.br