Ufla celebra acordo de mútua cooperação com Centro de Pesquisa francês

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 22 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Quinta, 22 Novembro 2007 22:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por interveniência da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) assinou acordo de cooperação com o Centre Cooperation Internationale em Recherche Agronomique pour le Developpement, com sede em Paris-França. No Brasil o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, denominado Cirad, abriga, também, o Departamento Persyst que coordena as atividades de pesquisa sobre biomassa e energia.

Na solenidade estiveram presentes: Ricardo Pereira Reis, reitor em exercício; Roberto Habib, diretor científico do Departamento Pesrsyst; Philippe Petithuguenin, diretor regional do Cirad no Brasil; Joel Augusto Muniz, pró-reitor de pós-graduação; Lourival Marin Mendes, chefe do Departamento de Ciências Florestais; José Tarcísio Lima, representante da Ufla no convênio e José Reinaldo Moreira da Silva.

No convênio ficou estabelecida a contratação do pesquisador visitante Alfredo Napoli que irá executar atividades de P& D do processo de pirólise da madeira de plantações de Eucalyptus usado para aplicação para bioenergia e produtos finais no Brasil. A atividade de pesquisa será executada junto com o Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Madeira do Departamento de Ciências Florestais da Ufla.

Esse acordo de cooperação é financiado pela Valourecc & Mannesmann Florestal Ltda, cujo contrato de cooperação científica e tecnológica também já foi assinado. Os projetos a serem desenvolvidos possibilitarão, além da permanência do Dr Alfredo Napoli junto ao Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Madeira por três anos, a concessão de quatorze bolsas para estudantes de iniciação científica e de pós-graduação da Ufla, entre outros apoios financeiros, com valor estimado de R$1,3 milhão de reais. A V&M Florestal Ltda também custeará o desenvolvimento de sete projetos de pesquisa, com orçamentos ainda a serem contratados.

Está programado, para março de 2008, a realização de um seminário na Ufla, apresentado pelo representante do Cirad, Philippe Petithuguenin, quando serão apresentadas novas possibilidades de intercâmbio do instituto de pesquisa francês com outros grupos estabelecidos na Ufla.

Cirad no Brasil

O Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) conduz pesquisas em parceria com cerca de cinqüenta países tropicais; dentre eles, o Brasil se tornou o país de maior lotação de nossos pesquisadores Cirad residentes, em 2004. A importância desta parceria equipara-se à imagem deste gigante tropical agrícola do planeta, que soube adotar uma força de pesquisa de primeiríssima importância, em particular nas ciências agronômicas e ambientais. Esta importância reflete também uma proximidade cultural de mais de 25 anos de parceria com as equipes de pesquisa brasileiras, da Embrapa em particular, mas também de universidades, cooperativas, grupos de produtores e poderes públicos.

Mais informações: www.cirad.org.br