Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Consulte os cursos de capacitação para servidores da UFLA com início em setembro

Publicado: Segunda, 12 Setembro 2016 13:39 | Última Atualização: Quinta, 08 Setembro 2016 06:21
plano-capacitacao-249x164Conforme calendário disponibilizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), os servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm diferentes opções de cursos previstos no Plano de Capacitação de Servidores/2016 com início em setembro. Para participar, o servidor deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço www.prgdp.ufla.br, em “Capacitação” – “Inscrições” e entregá-la na Secretaria da PRGDP, com a autorização da chefia, até cinco dias úteis antes do início do curso pretendido. Vale destacar que a Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor, de certificação em programa de capacitação compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida. Para conhecer o Plano de Capacitação de Servidores/2016, acesse www.prgdp.ufla.br/capacitacao. Confira as próximas opções:
  1. GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO - 60h (36h presenciais e 24h à distância)
Objetivo: oferecer aos servidores da Universidade conhecimentos necessários sobre a importância do gerenciamento correto de projetos, quais processos e procedimentos são essenciais nos projetos do setor público e quais são as ferramentas tecnológicas de apoio. Conteúdo:
  • Módulo 1: Práticas e fundamentos do gerenciamento de projetos no setor público – 20 horas (12 presenciais e 8 a distância)
  • Módulo 2:Gestão de projetos: desenvolvimento e aplicação – 20 horas ( 12 presenciais e 8 a distância)
  • Módulo 3:Resultados, relatórios e demais ferramentas de gestão de projetos – 20 horas (12 presenciais e 8 a distância)
Público-alvo: Servidores técnicos administrativos e docentes do quadro permanente e funcionários terceirizados. Metodologia: o curso está estruturado em módulos. Os módulos serão realizados com oferta de aulas presenciais e também a distância, contendo atividades teóricas e práticas, estudos de casos e recursos audiovisuais. A participação e a realização das atividades didáticas propostas nas aulas presenciais e no Câmpus Virtual serão computadas para efeito de verificação de frequência e critério de aprovação. Carga horária: 60 horas (36 presenciais e 24 à distância) Período de realização: 19 de setembro a 31 de outubro de 2016. As aulas presenciais serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h. Coordenador: Chrystian Teixeira Rocha (CEAD) Inscrição: Para participar do curso "Gestão de Projetos no Setor Público" o interessado deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço: www.prgdp.ufla.br em capacitação - “inscrições” e entregar na Secretaria/PRGDP, com a autorização da chefia, até o dia 13 de setembro.
  1. BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - MÓDULO II - 60h (50h presenciais e 10h à distância)
Objetivo: oferecer formação continuada, em Língua Brasileira de Sinais, para os servidores da UFLA, proporcionando-lhes aprofundamento nos conhecimentos linguísticos, teóricos e práticos da Libras. Conteúdo:
  • Revisão dos sinais e situações comunicativas do módulo I;
  • Apresentação em Libras;
  • Sinais contextualizados para atendimento aos surdos;
  • Vocabulário (local de trabalho);
  • Descrição e rotina e características físicas;
  • Uso do espaço na língua de sinais;
  • Uso de sinais e seus diferentes contextos;
  • Ampliação do vocabulário em Libras;
  • Diálogos e contexto comunicativo;
  • Uso de classificadores;
  • Sinais relacionados ao contexto escolar e acadêmico;
  • Sinais e aspectos fonológicos da Libras;
  • Iconicidade em Libras;
  • Utilização pronominal em Libras.
Público-alvo: Servidores que participaram do curso "Básico de Língua Brasileira de Sinais - Módulo I" ou que tenha conhecimento inicial/intermediário em Língua Brasileira de Sinais. Metodologia: aulas dialogadas e práticas, atividades de compreensão e prática em Libras, dinâmicas em grupo, atividades on-line (AVA). Carga horária: 60 horas (50 presenciais e 10 a distância). Período de realização: 19 de setembro a 7 de dezembro de 2016. Observação: de 19 de setembro a 27 de outubro, as aulas serão realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras. A partir de 31 de outubro, as aulas serão realizadas às segundas e quartas, sempre das 17h às 19h. Coordenadora: Josiane Marques da Costa (DED) Inscrição: Para participar do curso "Básico de Língua Brasileira de Sinais - Módulo II" o interessado deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço: www.prgdp.ufla.br em capacitação - “inscrições” e entregar na Secretaria/PRGDP, com a autorização da chefia, até o dia 13 de setembro.
  1. PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO NO ÂMBITO DA UFLA - 12h
Objetivo: capacitar e atualizar os integrantes dos núcleos de apoio administrativo de departamentos e setores, no que tange ao planejamento e à execução do orçamento, no âmbito da Universidade Federal de Lavras por meio da utilização dos sistemas de informação disponíveis (Sistema Resíduos e SIPAC). Público-alvo: a participação dos chefes de departamento, chefes de setores, administradores, assistentes em administração e demais envolvidos no processo é indispensável. Atuarão como instrutores do curso os servidores Luis Paulo Brianezi (Prefeitura Universitária) e Bruno da Silva Gonçalves (DGTI). Conteúdo:
  • Calendário Ordinário de Compras;
  • Planejamento:
1ª Etapa: Elaboração do Plano de Aplicação de Recursos - PAR;
  • Objetivos;
  • Acesso ao sistema;
  • Como elaborar o PAR.
2ª Etapa: Elaboração do Plano de Aplicação de Recursos Detalhado - PARD;
  • Objetivos;
  • Acesso ao sistema;
  • Como elaborar o PARD;
  • Execução do Orçamento;
  • Requisições.
Metodologia: aulas expositivas e dialógicas, utilizando o ambiente de treinamento, em laboratório de informática. Carga horária: 12 horas Período de realização: será oferecido em duas turmas: 1ª turma: 27, 28 e 29 de setembro (terça, quarta e quinta-feira), das 8h às 12h. 2ª turma: 4, 5 e 6 de outubro (terça, quarta e quinta-feira), das 14h às 18h. Coordenador: Luiz Paulo Brianezi Valim (Proplag) Inscrição: Para participar do curso "Planejamento e Execução do Orçamento no Âmbito da UFLA" o interessado deverá preencher a ficha disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewgkzxFt6EtyxkCynFWyw_4_WzQ7gNUDu9KTDDsttpq-7ZRA/viewform, até o dia 16 de setembro 2016.  Esse link está disponível, também, na página da PRGDP, no endereço: www.prgdp.ufla.br/capacitacao.
  1. GRAMÁTICA APLICADA AO TEXTO - 60h(em 2 módulos)
Módulo 1: Nova ortografia - 10 horas Objetivo: discutir e esclarecer dúvidas acerca das novas regras de ortografia. Módulo 2: Gramática aplicada ao texto - 40 horas Objetivos:
  1. Descrever e expor as inúmeras variedades que o português apresenta, bem como capacitar o participante para o desempenho eficiente no manejo dessas variedades.
  2. Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações interpessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, ideias e opiniões.
  3. Desenvolver o uso da linguagem, sabendo utilizá-la na coletividade de forma coerente e adequada.
Público-alvo: todos os servidores que utilizam o português como instrumento de trabalho e que estão sempre sendo apanhados pelas ambiguidades da língua. Metodologia: aulas expositivas e exercícios práticos. Carga horária total: 50 horas. Período de realização: 26 de setembro a 10 de novembro de 2016, de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h. Coordenador: Paulo Roberto Ribeiro (Ascom) Inscrição: Para participar do curso "Gramática Aplicada ao Texto" o interessado deverá preencher a ficha de inscrição disponível na página da PRGDP, no endereço: www.prgdp.ufla.br em capacitação - “inscrições” e entregar na Secretaria/PRGDP, com a autorização da chefia, até o dia 16 de setembro. Mais informações: www.prgdp.ufla.br/capacitacao Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/ Coordenadoria de Gestão de Competências / DDP/ PRGDP: Elisângela Abreu Natividade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Shirley Michelle de Alcântara - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Lilian Luciana da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: 3829-5152  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção