Estudantes da UFLA participaram do Encontro Mineiro de Empresas Juniores em Juiz de Fora

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 13 Setembro 2016 14:41 | Última Atualização: Segunda, 12 Setembro 2016 11:56
[caption id="attachment_120164" align="alignleft" width="249"]emej 2016 Estudantes da UFLA durante Encontro Mineiro de Empresas Juniores[/caption] Quatro empresas juniores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) marcaram presença, entre 1º/9 e 4/9, do Encontro Mineiro de Empresas Juniores. Dos 500 congressistas presentes no evento, realizado na cidade de Juiz de Fora/MG, 42 eram estudantes da UFLA.  Participaram a Consea Jr., do curso de Engenharia de Alimentos; a Jurídica Jr., do curso de Direito; a Preserva Jr., do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e a UFLA Jr., do curso de Administração. O congresso é o maior fórum de fomento ao empreendedorismo universitário de Minas e o segundo maior evento do Movimento Empresa Júnior Brasileiro. A organização é feita pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), com a atuação de uma comissão de universitários. A edição de 2016 envolveu atividades imersivas: palestras, dinâmicas, momentos de reflexão e discussão, comemorações e interação entre os participantes. Com o tema ‘’Ser MEJ: o crescimento está em seu DNA’’, a programação do Emej esteve dividida em três momentos: o primeiro – “Eu maior” - que teve o objetivo de levar o empresário júnior ao autoconhecimento e ao entendimento do quão fundamental ele é para que as transformações sociais aconteçam. O segundo, chamado “Nós Maiores”, foi mais voltado para a abordagem do poder coletivo. Já o momento “Minas Melhor” foi focado no potencial de transformação social. Para a diretora-presidente da Associação de Empresas Juniores da UFLA (Assej)*, Tamires Vicente Dias, o evento teve alto poder de mobilização. “Foi sensacional, principalmente pela eficiência em provocar em nós a autorreflexão. Fiquei muito tocada e percebi o quanto podemos transformar as coisas e o quanto somos responsáveis por um mundo melhor. A programação despertou em nós muita vontade de agir. Vimos também que há muitas pessoas inconformadas, dispostas a transformar a realidade. O encontro foi muito positivo para nosso posicionamento pessoal e, com certeza, isso trará reflexos para as empresas juniores das quais fazemos parte”, avalia.
*Na UFLA, há a proposta de que a Assej se transforme em Conselho de Empresas Juniores, estrutura ligada à Proec (ainda dependente de trâmites junto ao Conselho Universitário).
A Fejemg A Fejemg é um dos maiores pólos de empreendedorismo universitário do país e tem como objetivo representar, desenvolver e integrar as empresas juniores do estado. Com mais de 20 anos de atuação e 61 empresas federadas, é considerada a maior federação de empresas juniores do mundo.
Com informações de  Giulya Carvalho de Almeida, bolsista DCOM/DIR/DAE.