Turmas de 1966 e 1991 celebram Jubileu de Ouro e Prata – Veja a galeria de fotos

Publicado: Sexta, 16 Setembro 2016 04:56 | Última Atualização: Segunda, 12 Setembro 2016 12:21
jubileu-capaNa sexta-feira (9/9), ex-alunos da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/UFLA), das turmas de 1966 e 1991, participaram de um reencontro especial - o Jubileu de Prata e de Ouro. A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada no Salão de Convenções da Universidade, com a presença de 76 homenageados e familiares. A solenidade integrou as comemorações pelos 108 anos da Universidade Federal de Lavras. Aos poucos, a timidez foi ficando de lado, os amigos se aproximaram e o abraço forte trouxe de volta as lembranças memoráveis do tempo de graduação. A Universidade está muito diferente daquele tempo, assim como os colegas também não aparentam a fisionomia da juventude. Mas a emoção de reencontrar os amigos na cerimônia que celebra o Jubileu de Ouro e Prata é indescritível. Para o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Scolforo, os ex-alunos são verdadeiros embaixadores da Instituição, levando aos mais distantes locais o nome ESAL/UFLA, com amor e orgulho de pertencerem a essa história. “É muito prazeroso saber que as pessoas saem da Instituição, para cumprir as etapas da vida, mas que o amor à Instituição permanece”, enfatizou. [caption id="attachment_120437" align="alignright" width="249"]José Roberto Scolforo: “É muito prazeroso saber que as pessoas saem da Instituição, para cumprir as etapas da vida, mas que o amor e o orgulho permanecem” José Roberto Scolforo: “É muito prazeroso saber que as pessoas saem da Instituição, para cumprir as etapas da vida, mas que o amor e o orgulho permanecem”[/caption] Em sua fala, Scolforo relembrou as grandes passagens como a federalização em 1963, quando a comunidade acadêmica (estudantes, técnicos e professores) somavam 180 pessoas e, hoje, 22 anos após a transformação em universidade, a comunidade acadêmica reúne 15 mil pessoas. Também destacou a importância da Instituição, como a Gênese da moderna agricultura brasileira e como agente de transformação da sociedade, por meio de projetos estratégicos e soluções inovadoras. “Estamos aqui comemorando e reverenciando o progresso e a evolução da nossa ESAL/UFLA, que graças a Deus está cumprindo a missão que lhe foi dada pelos seus fundadores: dedicada à Glória de Deus e ao Progresso Humano. Nós sabemos a importância e influência desta Instituição no desenvolvimento do País. Aqui, eu me sinto em casa”. Essas palavras foram pronunciadas na cerimônia pelo ex-diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), Alysson Paolineli. Também ex-aluno da turma de 1959, Alysson destacou a importância de retornar sempre à Instituição, para reforçar a amizade e orgulho de pertencer a essa história. [caption id="attachment_120438" align="alignright" width="249"]A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada no Salão de Convenções da Universidade A cerimônia que comemora os 50 e 25 anos de formatura foi realizada no Salão de Convenções da Universidade[/caption] O ex-aluno João Camargo de Aranha Neto, que completa 64 anos de formatura em 2016, também deu mais uma vez o testemunho de amor à Instituição. Presença marcante em todas as cerimônias de Jubileu realizadas, com 93 anos de idade, o senhor João Camargo comentou que é um prazer e honra voltar e reencontrar os amigos e ver o progresso da Universidade. Durante a cerimônia, também foram entregues os certificados aos ex-alunos que comemoram mais de 50 anos de formado: Daniel Lima Alvarenga Barrios – 53 anos de formado; Alfredo Scheid Lopes e João Márcio de Carvalho Rios, com 55 anos de formados; Mauro Andrade e Moacyr Pinto de Resende, com 60 anos de formados e João Camargo Aranha Neto, celebrando 64 anos de formado. Além das autoridades já citadas, a mesa de honra foi composta pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; chefe de Gabinete da Reitoria, professora Joziana Barçante; assessora do reitor para Desenvolvimento Acadêmico e Assuntos Administrativos, professora Ana Carla Marques Pinheiro e o pró-reitor de Graduação, prof. Ronei Ximenes Martins. Exposição “#RedesUFLA: Olhares” [caption id="attachment_120441" align="alignleft" width="249"]Pré-lançamento da exposição “#RedesUFLA: Olhares” Pré-lançamento da exposição “#RedesUFLA: Olhares”[/caption] Durante o evento, ocorreu o pré-lançamento da exposição “#RedesUFLA: Olhares”, que reúne 50 fotografias do câmpus, feitas por seguidores da UFLA nas mídias sociais. Elas foram selecionadas entre as fotos mais curtidas da página oficial da UFLA no Facebook (entre julho de 2011 e julho de 2016) e têm como autores estudantes, servidores e membros da comunidade externa. A estudante de Administração Pública Mayara Toyama teve duas de suas fotos incluídas na seleção e passou pelo Salão de Convenções para conferir o pré-lançamento. “Acho muito bacana reunir essas fotos. Elas revelam a paixão que temos pelo câmpus. Demonstram também certo contraste: ao mesmo tempo em que a Universidade é um local em que nós, estudantes, temos que nos esforçar tanto na rotina, é também um lugar para ser admirado, que proporciona relaxamento. Tenho centenas de fotos como essas no meu computador”, relata. A exposição estará aberta ao público para visitação no Centro de Convivência e na Biblioteca, após o início do segundo período letivo de 2016. Um fotolivro com as imagens também estará disponível para consulta digital no mesmo período.
Texto com a colaboração de Ana Eliza Alvim.
Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.