Confira os lançamentos das editoras universitárias

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 25 Novembro 2007 22:00 | Última Atualização: Domingo, 25 Novembro 2007 22:00

“Cuidados com Crianças e Adolescentes”, Maria Márcia Beltrão e Marly Javorski (Orgs.) – voltado para as mães que freqüentam o ambulatório. Trata-se de uma cartilha elucidativa sobre os cuidados que a mãe deve ter com seus filhos da infância à adolescência. (UFPE)

“Freud e a sublimação - arte, ciência, amor e política”, Oswaldo França Neto – A partir de Freud e Lacan, e fazendo uso de algumas concepções de Alain Badiou, esta obra explora vários caminhos possíveis de se pensar a sublimação e o sujeito, seja na arte, na ciência, na política ou no amor. Questiona, ainda, por que o conceito de sublimação foi tão pouco explorado por Freud e indaga: o que há de tão pouco apreensível em um processo que, segundo alguns, seria o responsável pela constituição da civilização? Se a sublimação pressupõe um mal-estar, como concebê-la hoje em dia, quando a defesa de uma singularidade por um sujeito às vezes parece nos apontar para uma pura afirmação, sem menção a qualquer tipo de negatividade? Seria a sublimação um termo ainda útil para pensarmos a contemporaneidade? (UFMG)

“Cartas através do tempo: o lugar do outro na correspondência brasileira”, Ucy Soto – elas são extensas, resumidas, formais ou românticas. Muitas contêm declarações de amor; outras legam à posteridade o último ato de uma vida. Mas, independentemente da forma ou do objetivo, as cartas podem guardar outros “segredos” que vão além do registro de promessas afetivas ou de tragédias iminentes. (UFF)

“Utilitarismo em foco – um encontro com seus proponentes e críticos”, Maria Cecília Maringoni de Carvalho (Org.) – trata-se de uma obra que se junta às quatro anteriormente publicadas dentro da Série Ethica (as outras são Ética e Participação, Razão e consenso em Habermas, Valor intrínseco, Kant: liberdade e natureza). A Série procura divulgar trabalhos de excelência tanto na área da Filosofia Moral, que tratam dos fundamentos éticos de agir, quanto na Ética Aplicada, como Bioética, Ética Econômica e outras. (UFSC)

'Norbert Elias e a Educação', Andréa Borges Leão – através do pensamento de Norbert Elias a autora tece considerações sobre a formação do indivíduo e suas implicações com os objetos da cultura, como os modos de ler e as relações com os livros. (UFC)

'América Afro Latina 1800-2000', George Reid Andrews – a obra foi traduzida por Magda Lopes e narra a história comparativa dos negros da América Latina e dos países que eles ajudaram a construir. (UFSCar)

“O eterno e o provisório”, Antônio Marcus Alves de Souza – o livro reúne poemas escritos no decorrer de quase 20 anos. São trabalhos inéditos que compõem a trajetória do escritor e pesquisador de cultura que viveu entre João Pessoa, Minas Gerais e Brasília. (UFPB)

“Emergências Médicas Incomuns”, Josimário João da Silva e Henry Alves de Farias Júnior – aborda lesões de alta complexidade de tratamento num hospital de trauma, com o objetivo de orientar profissionais e residentes na condução de casos semelhantes em outras unidades de emergência. Um dos capítulos detalha as lesões por mordeduras de tubarão no litoral pernambucano e as especificidades no tratamento aos pacientes, devido à alta gravidade das lesões e aos riscos de infecção. (UFPE)

“Livro de asas para Maria Gabriela Llansol”, Lucia Castello Branco e Vânia Baeta Andrade (Orgs.) – Era dezembro do ano de 2002, quando se reuniu, em Sabará, um pequeno grupo de legentes da obra de Maria Gabriela Llansol. Em torno desse texto, ler com o canto ou a dança, o bordado ou a fotografia era simplesmente a tentativa rigorosa de uma partilha: a do dom poético. É então para dar testemunho do dom, mais que da experiência (que sempre guarda algo de inconfessável), que este livro surge, reunindo em suas asas diversas legências. Para dar testemunho e indagar numa espécie de pergunta futura da escrita: “Quem precisa que um ramo entre na sua vida?” (UFMG)

“Terras Lusas: a questão agrária em Portugal”, Márcia Maria Menendes Motta – o leitor pode refletir com José Vicente Serrão se a agricultura portuguesa setecentista (séc. XVIII) seria sinônimo de progresso ou atraso; ou mergulhar nas análises de Maria Antónia Pires de Almeida e Maria Cristina Joanaz de Melo sobre o meio rural português em nossos dias, que revela uma nova utilização do espaço agrário: antes destinado à agricultura como atividade principal é, agora, voltado para uma nova função associada ao lazer. (UFF)

“Sociolingüística e Ensino - Contribuições para a formação do professor de língua”, Edair Maria Gorski e Izete Lehmkuhl (Orgs.) – além de reunir importantes ensaios de vários pesquisadores e pioneiros da área, é também uma homenagem ao Professor Emérito da UFSC Paulino Vandresen, que, em mais de 40 anos de vida acadêmica, teve papel relevante na história e valorização da lingüística brasileira. São 16 textos convergindo no sentido de oferecer contribuições de ordem teórico-prática, abarcando, entre outros campos, política lingüística, bilingüismo, dialetologia, variação e mudança na fala e na escrita. Os ensaios são úteis principalmente para pesquisadores da área, alunos de Letras, professores de línguas e pessoas que lidam diariamente com a linguagem. (UFSC)

'30 Relatórios de Pesquisa-Ação na Sala de Aula de Línguas: Projeto Palínguas', José Pinheiro de Souza, Elaine Chaves Hodgson e Jocely de Deus Pinheiro – a publicação relata a pesquisa-ação do Projeto Palínguas, criado em 1999 no Curso de Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECe). (UFC)

(Lilian Saldanha - Assessoria de Comunicação da Andifes)