Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA na Comunidade: Acompanhamento de pacientes com terapia nutricional domiciliar

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 21 Setembro 2016 10:55 | Última Atualização: Segunda, 19 Setembro 2016 07:51
DNUA terapia nutricional domiciliar é uma alternativa para indivíduos que não podem suprir suas necessidades energéticas por meio da ingestão oral e que não precisam de hospitalização. Para que seja realizada adequadamente são necessárias orientações periódicas de um profissional capacitado que vise o treinamento apropriado para os familiares e seus cuidadores, garantindo a manutenção ou a melhora do estado clínico do indivíduo. Neste sentido, o Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (DNU/UFLA), sob a coordenação da professora Lívia Garcia Ferreira, iniciou o acompanhamento nutricional de pacientes com terapia domiciliar em Lavras. Por meio do projeto de extensão, já são cerca de 20 famílias atendidas pelos discentes, uma vez na semana. Os estudantes realizam treinamentos com os responsáveis dos pacientes por meio de orientações sobre a manipulação, higienização, administração e controle das fórmulas de dieta enteral. Além disso, avaliam a adequação da terapia nutricional por meio do cálculo de recomendações e estimativas das necessidades nutricionais de cada indivíduo. Nas visitas são acompanhados parâmetros antropométricos, dietéticos, laboratoriais, funcionais e clínicos, quando necessários e disponíveis para o monitoramento do estado nutricional. Além das visitas domiciliares, os estudantes se reúnem uma vez na semana com a coordenadora do projeto, a fim de discutirem cada caso e verificarem a conduta mais adequada a cada família. São atendidos pelo projeto, pacientes com idade superior a 20 anos, cadastrados na Prefeitura Municipal de Lavras como em Terapia Nutricional Domiciliar, que não estejam hospitalizados e tenham a ingestão oral impossibilitada. “A terapia nutricional domiciliar promove melhor qualidade de vida aos indivíduos com necessidades alimentares especiais após alta hospitalar, sendo que a educação e treinamento apropriado para o paciente, para a família e cuidadores constroem a base de tal sucesso. Dessa maneira, as visitas domiciliares fornecem uma oportunidade para revisar as técnicas aprendidas pela família e continuar a educação e treinamento”, relata a professora Lívia. box_extensao Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.  

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção