UFLA e Fundação João Pinheiro colaboram para a gestão das águas em Cambuquira
[caption id="attachment_121562" align="alignleft" width="249"]
Equipe de trabalho em Cambuquira. Foto: divulgação.[/caption]
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Fundação João Pinheiro (
FJP) desenvolvem, em conjunto, o projeto “Imersão na Gestão Pública”. Como parte dessa iniciativa, estudantes de Administração Pública de ambas as instituições, supervisionados por professores, trabalham na formulação de um plano de trabalho para a gestão das águas do município de Cambuquira, Sul de Minas Gerais. No final de julho, o grupo permaneceu por cinco dias na cidade, para realização do diagnóstico da situação atual e constituição dos subsídios para os passos seguintes do trabalho.
O processo foi de imersão na gestão pública, em um período em que a equipe de professores e estudantes coletou em Cambuquira, de forma intensiva, informações nas áreas de finanças públicas, gestão de pessoas, processos e obras de infraestrutura. Eles estiveram em contato com entidades da sociedade civil, imprensa local, conselhos gestores e servidores públicos municipais. O grupo de trabalho foi formado por quatro estudantes da UFLA e quatro da FJP, além dos professores José Roberto Pereira (Departamento de Administração e Economia – DAE) e João Batista Rezende (FJP). As atividades foram possíveis após formalização, em abril de 2016, de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UFLA e a FJP, que prevê a colaboração para desenvolvimento de programas e projetos de interesse comum na área de extensão.
Os alunos da UFLA envolvidos no projeto são ligados ao Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs) e à Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares (Incubacoop). A partir das informações levantadas nessa primeira imersão, a previsão é de que propostas sejam apresentadas ao município em outubro, por meio de um seminário. Está prevista, ainda, uma nova etapa de trabalho, com a realização de diagnósticos participativos sobre a gestão das águas.
De acordo com o professor José Roberto, o projeto vem cumprindo um objetivo essencial: a formação de estudantes na área da gestão pública municipal. “O desenvolvimento do projeto é uma oportunidade para o compartilhamento de experiências, que poderá trazer benefícios não só para o município e a sociedade, mas para a UFLA - tanto no que se refere à formação dos estudantes como no incremento da gestão das águas na Universidade, considerando-se a preocupação histórica da UFLA com essa temática. Cambuquira, assim com a Universidade, é reconhecida internacionalmente como integrante do projeto
Blue Community (
Comunidades azuis)”, comenta.
O município
Localizada a cerca de 110 Km de Lavras, no Sul de Minas Gerais, Cambuquira é uma cidade que possui em torno de 14 mil habitantes. O Parque das Águas e as seis fontes de água mineral existentes no município são atrativos turísticos do lugar. O município passou a integrar, em 2014, o grupo de “cidades azuis”, tornando-se a primeira
comunidade azul da América Latina. O título é concedido pelo movimento
Blue Community, que nasceu no Canadá e reconhece a água como um direito humano, que deve estar acessível a todos com qualidade, por meio de infraestrutura pública e gratuita, em uma gestão responsável e sustentável.
Leia também:
A UFLA é Azul: 2ª Universidade do mundo com o certificado Blue University em reconhecimento pela gestão das águas