Criadores de Galo Índio Gigante passaram por capacitação ministrada por professor do DMV
Foi promovido no último domingo (4/9) o curso “Coleta de sêmen em galos índio gigante e inseminação artificial”, direcionado a criadores de Minas Gerais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi parceira da Associação Brasileira dos Criadores de Índio Gigante (
ABCIG) na realização do curso, coordenado pela Universidade do Frango Índio Gigante (UniABCIG). Os criadores beneficiados estão ligados à Associação de Criadores de Índio Gigante de Minas Gerais (ACIGMG).
O evento ocorreu na cidade de Baldin-MG, no criatório da Fazenda Galo Gigante. O conteúdo do curso foi ministrado pelo professor da área de Anatomia Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA) Juliano Peixoto. O professor contou com o auxílio do estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Tiago Teixeira da Silva durante o desenvolvimento das atividades, que reuniu 14 criadores.
Uma primeira edição do curso foi promovida em Paraopeba-MG em 23 de julho, quando a UFLA também esteve representada pelo professor Juliano e pelo Tiago. O objetivo dessa atividade de extensão é capacitar os participantes para implantar o processo de inseminação artificial em seus criatórios, o que melhora a reprodução e a genética dos animais domésticos ou de produção. A técnica traz entre suas vantagens o aumento na fertilidade dos ovos.