Setembro Verde e Amarelo na UFLA: campanhas de combate ao suicídio e incentivo à doação de órgãos
Neste mês todo o País se mobiliza para duas importantes campanhas,
Setembro Amarelo e
Setembro Verde. A primeira tem como foco a prevenção do suicídio e, a segunda, o incentivo à doação de órgãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados, por isso, órgãos e entidades públicas têm se engajado cada vez mais em campanhas. Já a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) verificou que o número de pacientes a espera de doações de órgãos aumenta e as doações diminuem a cada ano.
Neste sentido, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará a campanha de saúde tendo como foco o Setembro Verde e Amarelo. Um trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) - Coordenadoria de Saúde e Coordenadoria de Programas Sociais. A mobilização será realizada no Centro de Convivência, na próxima terça-feira (27/9), das 8 às 12 horas e 14 às 21horas. Haverá distribuição de
flyers, orientações médicas e psicológicas, dentre outras ações.
A Diretoria de Comunicação também dará apoio com a campanha nas redes sociais.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Já a Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos - Setembro Verde - é idealizada pela ABTO.
Atendimento psicossocial na UFLA
Segundo especialistas, o suicídio está ligado a uma profunda depressão emocional, que pode ser provocada por situações estressantes, fatores como alcoolismo, ansiedade e síndrome do pânico. Um dos primeiros passos para o tratamento da depressão e prevenção ao suicídio é o aconselhamento profissional.
O aconselhamento profissional na UFLA é realizado por meio do programa de atendimento psicossocial individual, com o principal objetivo de atender o indivíduo em seus problemas imediatos, além de ações de aconselhamento. Os atendimentos são feitos pela equipe de psicólogas e assistentes sociais da Praec e são gratuitos.
Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos presenciais da Universidade, regularmente matriculados, bem como servidores do quadro, poderão solicitar o atendimento psicológico ou de serviço social através de agendamento prévio, na Secretaria da Coordenadoria de Programas Sociais.
Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone: 3829.1582.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.