Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

UFLA Azul, Verde e Amarelo: campanhas sobre a representatividade surda, a doação de órgãos e o suicídio

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 29 Setembro 2016 06:35 | Última Atualização: Terça, 27 Setembro 2016 08:56
img_0017A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza nesta terça-feira (27/9), até às 21 horas, as campanhas, Setembro Amarelo e Setembro Verde. A primeira tem como foco a prevenção do suicídio e, a segunda, o incentivo à doação de órgãos. Um trabalho conjunto da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) – Coordenadoria de Saúde e Coordenadoria de Programas Sociais, e o apoio da Diretoria de Comunicação (DCOM). A mobilização que iniciou pela manhã segue no Centro de Convivência abordando o lema “Falar é a melhor solução, enquanto você pensa em desistir, muitos estão lutando para viver”. Durante o movimento é realizada a distribuição de laços nas cores verde e amarelo, além de panfletos, com orientações médicas e psicológicas. [caption id="attachment_123979" align="alignright" width="275"]img_0028 Tradutores e intérpretes da UFLA Wanderson Samuel Moraes de Souza e Welbert Vinicius de Souza Sansão[/caption] Também é realizada nesta terça (27/9) e quarta-feira (28/9) a campanha Setembro Azul, uma mobilização em defesa às escolas bilíngue para surdos, realizada na UFLA pela Coordenadoria de Acessibilidade da Praec. Além da distribuição de laços azuis e panfletos no Centro de Convivência nesta terça, haverá na quarta o seminário “Representatividade Surda em meio a um mar de línguas faladas”, das 7h às 11h30, no Salão de Convenções. Interessados em participar devem se inscrever no endereço: www.sig.ufla.br. Mais informações no site: https://www.facebook.com/uflalibras. Atendimento psicossocial na UFLA De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados, por isso, órgãos e entidades públicas têm se engajado cada vez mais em campanhas.  Segundo especialistas, o suicídio está ligado a uma profunda depressão emocional, que pode ser provocada por situações estressantes, fatores como alcoolismo, ansiedade e síndrome do pânico. Um dos primeiros passos para o tratamento da depressão e prevenção ao suicídio é o aconselhamento profissional. O aconselhamento profissional na UFLA é realizado por meio do programa de atendimento psicossocial individual, com o principal objetivo de atender o indivíduo em seus problemas imediatos, além de ações de aconselhamento. Os atendimentos são feitos pela equipe de psicólogas e assistentes sociais da Praec e são gratuitos. Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos presenciais da Universidade, regularmente matriculados, bem como servidores do quadro, poderão solicitar o atendimento psicológico ou de serviço social através de agendamento prévio, na Secretaria da Coordenadoria de Programas Sociais. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone: 3829.1582. img_0002 Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.