Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

IV Colóquio Teoria Crítica e Educação começa na segunda (3/10)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 03 Outubro 2016 06:48 | Última Atualização: Quinta, 29 Setembro 2016 10:47
coloquio-teoria-criticaTerá início na segunda-feira (3/10), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o IV Colóquio Teoria Crítica e Educação. Serão três dias de atividades (de 3/10 a 5/10), a serem realizadas no anfiteatro 1 do Núcleo de Educação Continuada (antigo Núcleo de Educação a Distância), localizado no Câmpus Histórico da Universidade. O público-alvo do evento são professores da educação básica, estudantes das licenciaturas, mestrandos, pesquisadores em Educação e demais interessados na temática. Para participar, basta comparecer ao evento, sem a necessidade de inscrição prévia. Aqueles que tiverem frequência igual ou superior a 75% terão acesso ao certificado. Neste ano, a programação estará concentrada em torno do tema “A questão da autoria no cinema e na formação docente”. Serão duas palestras, uma roda de conversa, uma mesa-redonda, um minicurso e uma exibição de filme seguida de debate sobre a obra. As apresentações serão conduzidas por professores e estudantes de pós-graduação da UFLA, contando também com participações de prelecionistas de outras instituições, como os representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Araraquara) e uma professora da educação básica. O Colóquio é um evento gratuito, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Crítica e Educação, sob a coordenação da professora do Departamento de Educação (DED) Luciana Azevedo Rodrigues e do professor do Departamento de Educação Física (DEF) Márcio Norberto Farias. O grupo tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA. Uma das atividades desenvolvidas é o projeto de extensão Cinema com Vida. A última edição do Colóquio foi realizada em 2014 - Relembre Um pouco mais sobre o evento O IV Colóquio Teoria Crítica e Educação irá discutir a Nouvelle Vague Francesa, um movimento artístico-cinematográfico que despontou historicamente com o propósito de defender o cinema de autoria. Na revista onde publicavam seus textos, Cahiers du Cinema, os cineastas desse movimento construíram suas críticas à invasão do cinema norte-americano, às dores deixadas pela Segunda Grande Guerra e às destruições na vida social provocadas pelo avanço da lógica de mercado orientada exclusivamente pelo lucro. Nesta contraposição, o cinema que surgiu da política de autor foi uma manifestação histórica de como é impossível a autoria de um só homem ou mulher. Um dos integrantes mais expressivos da Nouvelle Vague, François Truffaut, teve suas obras estudadas no Projeto de Extensão Cinema com Vida, vinculado aos estudos do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, fundado em 2007 na UFLA. Com o Colóquio, será possível retomar o que foi percebido nas obras do cineasta, e ampliar o debate junto a outras pessoas sobre a importância de continuar refletindo a questão da autoria na formação docente a partir da experiência do cinema como arte. Toda a questão contemplada pelo movimento vai ao encontro de uma questão atual vivenciada no dia a dia por professores e estudantes: a pressão e a obrigatoriedade de  cumprimento de programações, obtenção de certificados e geração de resultados numéricos acaba minimizando a importância da produção do trabalho em si, da contribuição que ele deve oferecer à sociedade e da relação que deve possuir com seus autores. Para conhecer outros detalhes que justificam a temática, consulte http://cinemacomvida.blogspot.com.br/. Confira a programação: Segunda-feira – 3 de outubro 8h Mesa-redonda de abertura: breve histórico do projeto Cinema com Vida. Luciana Azevedo Rodrigues (professora do DED/UFLA) e Márcio Norberto Farias (professor do DEF/UFLA) – ambos coordenadores do projeto. Roda de conversa: Mulheres no cinema de Truffaut - suas contribuições para a formação humana e docente. Karina Nogueira (professora da educação básica), Dalva Lobo (professora  do DED/UFLA), Livia Maria (mestranda em Educação). 9h30 - 12h Palestra: O desafio de trabalhar com o cinema na perspectiva da formação estética de professores. Inês Assunção de Castro Teixeira (professora do Departamento de Educação da UFMG). Mediador: Vanderlei Barbos (professor DED/UFLA). Intervalo 14h-17h Palestra “O cinema brasileiro recente: impasses estéticos, contradições políticas”. Renato Bueno Franco (professor do Departamento de Sociologia da UNESP/Araraquara). Mediador: Carlos Betlinski (professor do DED/UFLA).   Terça-Feira – 04 de outubro 8h - 12h Exibição e debate do filme Fahrenheit 451 Debatedores: Márcio N. Farias (professor DEF/UFLA), Darlei de Souza e José Sebastião Andrade Melo (mestrandos em Educação). Intervalo 14h - 17h Minicurso: A política de autores e o cinema de F. Truffaut (parte I). Ana Lucia Andrade (professora do Departamento de Fotografia,Teatro e Cinema da UFMG).   Quarta-Feira – 05 de outubro 8h – 12h Minicurso: A política de autores e o cinema de F. Truffaut (parte II). Ana Lucia Andrade (professora do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da UFMG). A trajetória cinematográfica de Truffaut e alguns dos muitos aspectos de sua filmografia.    

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.