Ufla tem mais um doutor

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 11 Março 2009 09:03 | Última Atualização: Quarta, 11 Março 2009 09:03

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem, a cada dia, qualificando seu corpo acadêmico, reforçando, assim, sua excelência no ensino, pesquisa e extensão. Para manter essa tradição, vários professores têm se dedicado a cursos de pós-graduação, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino na instituição. Dessa vez, quem entra para o grupo cada vez mais crescente de doutores na Ufla é o professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, do Departamento de Ciência da Computação.

O trabalho desenvolvido, intitulado "Planejamento estratégico de Tecnologia da Informação com ênfase em conhecimento", apresentou um método inédito e específico para planejamento estratégico de tecnologia da informação, aliado aos recursos da área de gestão do conhecimento.

De acordo com o professor, atualmente as organizações têm se tornado muito dependentes desses setores que são considerados como um diferencial para as organizações. “Essa realidade vem trazendo diferentes benefícios como inovação, aumento da competitividade proporcionada pelo uso estratégico da TI, e até mesmo redução de custos em tempos de diminuição da aceleração da economia mundial”, ressalta.

Para verificação de sua tese, foram realizados estudos de caso com a aplicação do seu método em 11 organizações que atuam no Brasil e exterior (estudo de caso piloto e estudo multi-casos) com análise qualitativa. Os resultados da aplicação permitiram verificar sua autenticidade, relevância e contribuição para as organizações, assim como para as áreas gestão do conhecimento e Tecnologia da Informação.

O trabalho foi desenvolvido no programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do Prof. José Leomar Todesco. Na banca de avaliação, participaram os professores Aline França de Abreu (UFSC), André Luiz Zambalde (UFLA), George Leal Jamil (FUMEC) e Renato Fileto (UFSC) que, unânimes, aprovaram a tese desenvolvida.