Clique na pergunta e visualize a resposta:
O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
É preciso se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br, no prazo estabelecido pelo MEC. Para ingressar no sistema, é pedido o número de inscrição e a senha do Enem. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem. O candidato deve escolher sua opção de inscrição entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às políticas afirmativas. Essas opções de curso poderão ser alteradas durante o período de inscrição, sendo considerada válida a última opção confirmada.
No ato de inscrição no SiSU, o candidato deverá escolher a UFLA no campo referente às instituições de ensino. Em seguida, aparecerão as opções de cursos e as vagas.
Após a etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas obtidas no Enem e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SiSU em cada curso, por modalidade de concorrência.
Sim. Caso haja vagas não ocupadas, serão feitas convocações, respeitando a classificação dos candidatos na lista de espera. Essas convocações serão publicadas em www.dips.ufla.br e www.drca.ufla.br.
As vagas são divididas entre ampla concorrência e grupos voltados para as ações afirmativas (cotas). Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:
- Candidatos com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
SiSU na UFLA (Diretoria de Processos Seletivos)
Perguntas e respostas no site do Sisu
Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.